18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (CBN – 12/05/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Com o lema “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) dá início à campanha do “18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O objetivo principal da é mobilizar a população para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

O ministro da SDH, Pepe Vargas, participará do lançamento oficial, programado para o dia 18 de maio, no Parque da Cidade, no estacionamento do Parque Ana Lídia, em Brasília DF.

Para a mobilização geral do 18 de Maio também está previsto seminário no dia 19, no auditório da SDH, em Brasília. O encontro é destinado a profissionais e gestores que atuam nas redes de proteção a crianças e adolescentes com direitos violados. As inscrições para o seminário devem ser encaminhadas para o endereço [email protected], indicando nome, órgão, função e contatos, até a data de 14 de maio de 2015. As vagas são limitadas.

A mobilização é realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com apoio da SDH, de organizações da sociedade civil e demais órgãos de governo membros da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Estados e municípios participam das mobilizações em torno da data. Serão realizadas palestras, seminários, workshops, caminhadas, entre outras atividades para conscientizar a população sobre a importância da defesa de crianças e adolescentes contra a violência sexual.

Histórico – A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi raptada, drogada estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

Acesse no site de origem: 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (CBN – 12/05/2015)