Ação Cidadã divulga Campanha Compromisso e Atitude no Município do Careiro/AM (Gov/AM – 12/11/2013)

Equipe da SEPM presente ao evento da Ação Cidadã no Careiro, com a juíza da Comarca, Sabrina Ferreira (Foto: Gov/AM)

Equipe da SEPM presente ao evento da Ação Cidadã no Careiro, com a juíza da Comarca, Sabrina Ferreira (Foto: Gov/AM)

A Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres da Secretaria de Governo do Amazonas (SEPM/Segov-AM) participou da Ação Cidadã desenvolvida no Município do Careiro (distante 102 km de Manaus, após travessia por balsa), com a presença da secretária Executiva Márcia Álamo e vários assessores. A SEPM realizou a divulgação da Campanha Compromisso e Atitude pelo fortalecimento da Lei Maria da Penha, a distribuição de folhetos e cartilhas sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, atividades da SEPM e campanhas.

Secretária Executiva da SEPM Márcia Álamo, prefeito Hamilton Villar, deputada estadual Conceição Sampaio e desembargador Ari Moutinho, pres. do TJAM (Foto: Gov/AM)

Secretária Executiva da SEPM Márcia Álamo, prefeito Hamilton Villar, deputada estadual Conceição Sampaio e desembargador Ari Moutinho, pres. do TJAM (Foto: Gov/AM)

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Desembargador Ari Moutinho, a presidente da Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso e 3ª Vice-Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputada estadual Conceição Sampaio, o prefeito do Careiro, Hamilton Villar e o vice-prefeito Nailson Guedes da Silva, além de outras autoridades, prestigiaram o evento, realizado na Escola Municipal Daniel Conrado.

Na ocasião, a secretária Executiva Márcia Álamo reuniu-se com o Prefeito Hamilton Villar, com o presidente da Câmara Municipal, vereador João Doza, sobre a importância e necessidade de criação de um Organismo de Políticas para Mulheres (OPM) na estrutura administrativa da Prefeitura.

“Expliquei ao prefeito e ao presidente da Câmara a importância de existência de uma OPM na estrutura administrativa do município, para que o mesmo tenha acesso a recursos e políticas públicas federais para aplicação no Careiro. O prefeito Hamilton Villar foi muito receptivo à ideia e certamente criará em breve uma Coordenadoria ou Gerência de Políticas para Mulheres na estrutura de seu gabinete”, disse Márcia Álamo.

A Ação Cidadã foi organizada pela Juíza de Direito Sabrina Ferreira, da Comarca do Careiro e teve apoio do Tribunal de Justiça do Amazonas, Prefeitura do Careiro, Assembleia Legislativa, Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público e Defensoria Pública do Amazonas.

Advogados da Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso da Assembleia Legislativa e Defensores Públicos da DPE prestaram orientações e atendimento jurídico à população, enquanto o Instituto de Identificação da Polícia Civil e a Delegacia Regional do Trabalho emitiam a primeira via de carteiras de identidade e carteira de trabalho, respectivamente. Também foi realizada a distribuição de cartilhas com a íntegra da Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) e folhetos informativos pela SEPM, pela Comissão da Mulher da Assembleia Legislativa e Defensoria Pública. Houve, ainda, o casamento coletivo de 53 casais do Município, promovido pela Juíza Sabrina Ferreira.

Acadêmicos da Área de Saúde da UEA e servidoras do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Careiro também prestaram orientações e aferição de pressão sanguínea.