Acolhida às vítimas é realizada na Semana “Justiça Pela Paz em Casa” em Parnaíba (TJPI – 14/03/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Por ocasião da Campanha “Justiça pela Paz em Casa”, uma iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio da Ministra Carmem Lúcia. e desenvolvida por diversos Tribunais de Justiça no Brasil, inclusive o TJPI, no período 07 a 10 de março do ano em curso, as técnicas do Núcleo Multidisciplinar Lei Maria da Penha – NMLMP, vinculado à 1ª Vara Criminal de Parnaíba, promoveram uma Semana de Acolhida às mulheres que aguardavam as audiências que ocorreram durante a Campanha.

O artigo 30 da Lei Maria da Penha trata das atribuições das equipes dos NMLMP, sendo que, dentre as atribuições está a realização de trabalhos de orientação e encaminhamento. Neste sentido, o momento de Acolhida das vítimas de violência doméstica e familiar ocorreu durante toda a Semana de audiências concentradas e consistiu em disponibilização, às mesmas, de informativos sobre a Lei Maria da Penha, orientação Psicossocial, além de acompanhamento nas Audiências, quando necessário.

Vale ressaltar que a referida ação teve como premissas minimizar a ansiedade das vítimas de violência doméstica, decorrentes deste momento, e evitar que as mesmas entrassem em contato com seus agressores, enquanto esperavam pelas Audiências.

De acordo com a vítima F. S, que foi acolhida pela equipe, este objetivo foi alcançado, pois a mesma fez o seguinte relato: “quando precisei de informação e apoio foi muito bem recebida e acolhida, parecia que aquelas pessoas que trabalhavam naquele local já faziam parte da minha vida, digo isso pela forma que fui tratada, orientada e acolhida”.

Acesse no site de origem: Acolhida às vítimas é realizada na Semana “Justiça Pela Paz em Casa” em Parnaíba (TJPI – 14/03/2016)