Acre realiza Fórum de Combate e Enfrentamento ao Tráfico Humano (Gov/AC – 23/05/2014)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul), realiza durante esta sexta-feira, 23, a primeira edição do Fórum de Combate e Enfrentamento ao Tráfico Humano. O evento tem como objetivo principal discutir as temáticas que envolvem o tráfico de seres humanos e as consequências dessa problemática para a sociedade.

Evento foi realizado em parceria com diversas instituições (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Evento foi realizado em parceria com diversas instituições (Foto: Luciano Pontes/Secom)

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Nilson Mourão, disse que a pasta desenvolve diversas ações voltadas ao combate desse tipo de crime, e que o Acre, por estar localizado em área de fronteira, tornou rota do tráfico. “O governo e suas forças de segurança estão combatendo esse tipo de crime. Fazer política pública voltada para essa área no Acre ainda é um desafio por conta da nossa localização”, disse.

Rachel defendeu a união dos órgãos públicos e das forças de segurança (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Rachel defendeu a união dos órgãos públicos e das forças de segurança (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Concita Maia, secretária de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), considera a realidade do tráfico humano muito complexa, que traduz um trabalho extremamente organizado e envolve dinheiro. “Nós precisamos nos organizar institucionalmente, para enfrentar o problema em situação de igualdade. Estamos no caminho certo e vamos continuar debatendo o tráfico humano com toda a sociedade”, declarou.

A titular da Setul, Rachel Moreira, disse que a ideia do fórum surgiu depois de várias conversas com a Diocese de Rio Branco e que o tema permeia toda a cadeia produtiva do turismo. “As pessoas traficadas passam pelos hotéis, restaurantes e pousadas, e precisamos ficar atentos. Nosso papel é sensibilizar a sociedade acreana para um crime que acontece de maneira tão silenciosa e que interfere na vida de tantas pessoas”, afirmou.

O evento contou com a presença da primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, que representou o governador Tião Viana e lembrou a atuação das forças de segurança no combate a esse tipo de crime. Marlúcia afirmou que o governo e a população devem se unir contra o tráfico de seres humanos. “Vamos juntos lutar para que o corpo humano não continue sendo moeda de troca”, declarou.

 Eduardo Gomes

Acesse no site de origem: Governo realiza Fórum de Combate e Enfrentamento ao Tráfico Humano (Gov/AC – 23/05/2014)