AL propõe implantação de delegacia da mulher no Araguaia (Mídia News/MT – 05/10/2012)

Vila Rica deverá receber o empreendimento. Medida visa amparar as mulheres vítimas da violência doméstica

Mais um município deverá ser contemplado com a implantação e instalação de uma Delegacia Especializada em crimes contra a Mulher. Dessa vez, Vila Rica, na região Araguaia, deverá receber o empreendimento. Objetivo é facilitar o acesso e amparar as mulheres vítimas da violência doméstica. De autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), o pedido foi encaminhado ao governador Silval Barbosa (PMDB), com cópia ao secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado.

A Sala da Mulher da AL, coordenada por Janete Riva, se tornou o braço social do Poder Legislativo e já realizou diversas ações no combate à violência contra a mulher, com mobilizações em todo o Estado.

Janete lembra que essas ações chamam a atenção do poder público à necessidade de priorizar investimentos no setor, em detrimento ao alto índice de crimes registrados em Mato Grosso. Além disso, alerta a população, especialmente as vítimas, a denunciar seus agressores.

Riva justifica o pedido devido às dificuldades de logística existentes na região e por Vila Rica ser uma cidade pólo. “A existência de delegacias especializadas agiliza as investigações e promove mais tranquilidade e segurança às vítimas desse tipo de crime”, afirma o parlamentar. O pedido de Riva atende ao expediente da vereadora Maria Augusta da Silva.

Lei Maria da Penha – Mato Grosso é considerado o estado brasileiro com maior aplicabilidade da Lei Maria da Penha. Embora o número de denúncias tenha aumentado, a violência não diminuiu. A campanha “Mato Grosso Respeitando a Mulher” leva em consideração o mapa da violência divulgado pelo Ministério da Justiça em 2011, que aponta aumento nos homicídios de mulheres no Brasil, passando de 3.503 em 1998, para 4.023 em 2008. Nesse período, foram mortas 41.968 mulheres no país.

Fonte: AL/MT

Acesse no site de origem: AL propõe implantação de delegacia da mulher no Araguaia (Mídia News – 05/10/2012)