Alerta sobre violência marca Dia da Mulher; visita abre Presidência em Movimento (TJBA – 09/03/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Uma plateia atenta, formada em sua maioria por servidoras e trabalhadoras de empresas que prestam serviço ao Tribunal de Justiça da Bahia, participou com entusiasmo das celebrações pela passagem do Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (8), no Salão de Casamentos do Fórum das Famílias, em Salvador.

A programação também marcou o início do projeto ‘Presidência em Movimento’, que tem como objetivo aproximar magistrados e servidores.

Desa. Nágila Brito, responsável pela Coordenadoria da Mulher, apresentou números sobre a violência doméstica

Desa. Nágila Brito, responsável pela Coordenadoria da Mulher, apresentou números sobre a violência doméstica

O Coral do Tribunal de Justiça abriu a programação com as canções Mulher, de Erasmo Carlos e Flor do Reggae, de Ivete Sangalo.

Em seguida, a presidente Maria do Socorro Barreto Santiago falou sobre a importância da data, lembrando a luta das mulheres ao longo dos anos e a atual condição no mercado de trabalho. “Parabéns pela fragilidade que nos faz tão fortes”, disse.

A responsável pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Nágila Brito, em palestra de aproximadamente 40 minutos, apresentou números sobre a violência doméstica contra a mulher.

De acordo com o Mapa da Violência de 2015, publicado pelo Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos em parceria com a Organização Mundial de Saúde e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), Mata de São João, em sétimo lugar, Pojuca, em nono, e Itacaré, em décimo, são os três municípios baianos entre os dez mais violentos do Brasil.

A desembargadora Nágila Brito também falou sobre as formas de violência, de agressões verbais às agressões físicas. “É preciso denunciar”, conclamou.

Uma assistente social esteve presente para ouvir relatos de mulheres e homens sobre possíveis situações de conflitos. A solenidade no Salão de Casamentos foi concluída com uma apresentação de um ato teatral também sobre violência doméstica.

Também estiveram presentes a desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus, as assessoras especiais da Presidência, juízas Rosana Modesto Fragoso Chaves e Marielza Brandão e a titular da 1ª Vara da Violência Doméstica Contra a Mulher, Márcia Nunes Lisboa.

Movimento
Já no início da noite da terça-feira, a presidente Maria do Socorro Barreto Santiago visitou as unidades judiciais localizadas nos quatro pavimentos do Fórum das Famílias, abrindo o projeto Presidência em Movimento.

Na oportunidade, a presidente conversou com magistrados e servidores, registrou demandas, conheceu ludotecas, além do Plantão Judiciário do 1º Grau e as instalações do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos, o Cejusc. “Seguiremos visitando outras unidades da capital e do interior do estado”, afirmou a presidente.

Texto: Ascom TJBA /Foto: Nei Pinto

Acesse no site de origem: Alerta sobre violência marca Dia da Mulher; visita abre Presidência em Movimento  (TJBA – 09/03/2016)