Alunas participam de curso para combater e coibir violência de gênero (Gov. Paraná – 21/10/2015)

Estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Costa Viana, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), iniciaram nesta quarta-feira (21) as primeiras ações do curso Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMC). O trabalho faz parte da campanha para a conscientização e combate à violência de gênero, promovida pela Secretaria de Estado da Educação e pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR).

Esse é o primeiro colégio a desenvolver a atividade, que será trabalhada gradativamente em todas as escolas da rede estadual de ensino. “Estamos trabalhando para levar esse projeto a todas as instituições de ensino, pois ele se soma às atividades de cidadania que já são desenvolvidas em nossas escolas”, disse a superintendente da Educação, Fabiana Campos.

O curso tem duração de 60 horas e acontecerá até dezembro. São dois encontros por semana, sempre no contraturno escolar, período em que o aluno não está em sala de aula. O objetivo é orientar as estudantes para que se tornem disseminadoras de informações. “Os jovens precisam conhecer seus direitos e deveres e é isso que o projeto vai proporcionar”, destacou a superintendente.

Durante todo o dia, 33 adolescentes com idade entre 14 e 15 anos, do 1° ano do ensino médio, debateram temas introdutórios ao assunto e o funcionamento do curso. “O projeto foi pensando exclusivamente para meninas com idade entre 14 e 18 anos para ampliarmos o debate e a conscientização do enfrentamento à violência contra a mulher”, explicou a coordenadora do curso, Sandra Lia Bazzo Barwinski.

De acordo com Sandra, a violência de gênero atinge também homens, mas principalmente mulheres e membros da comunidade Lésbica, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBTs).

“Ela pode acontecer em qualquer lugar através da violência física, sexual e psicológica, entre outras. Considerando que a mulher é o alvo mais atingido, trabalhamos na formação de mulheres conscientes de seus direitos para que possam reivindicá-los”, disse a coordenadora.

Acesse no site de origem: Alunas participam de curso para combater e coibir violência de gênero (Gov. Paraná – 21/10/2015)