Amapá apresenta plano de trabalho para lideranças indígenas femininas (SPM – 20/04/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres do Amapá (SEPM/AP) apresentou, no sábado e domingo (18 e 19/04), o Plano de Trabalho para 2015-2019 para as comunidades indígenas das regiões do Parque Montanhas do Tumucumaque, em Oiapoque, e do município de Pedra Branca do Amaparí.

Secretaria do Amapá reuniu lideranças indígenas femininas (Foto: Stefanny Marques)

Secretaria do Amapá reuniu lideranças indígenas femininas (Foto: Stefanny Marques)

O plano foi discutido durante o Fórum Indígena – Cultura, Direito e Cidadania, organizado pela Secretaria Estadual de Povos Indígenas, e visa o fortalecimento das lideranças de mulheres nas áreas indígenas.

Segundo a secretária de Políticas para as Mulheres do Amapá, Silvanda Duarte, a prioridade é a construção de uma política pública para o enfrentamento da violência nas aldeias e a capacitação profissional, condição necessária para autonomia econômica e o empoderamento das mulheres indígenas. Durante o evento, foi indicada uma mulher da tribo Waiãpi, chamada Arinã, para colaborar com os trabalhos da Secretaria em Macapá.

Ações – O plano de trabalho 2015 -2019 prevê, dentre outras ações, o deslocamento de equipes multidisciplinares para o atendimento nas unidades móveis de combate à violência doméstica, a realização de palestras, a otimização dos serviços de Centros de Referência em Atendimento a Mulher (Crams) e dos Centros de Atendimento a Mulher e a Família (Camufs) para atender as etnias de todo o estado. Outra atividade prevista é a elaboração de um Seminário de Mulheres Indígenas para identificar as demandas de cada aldeia ou tribo específica.

Nos dias 25 e 26 de abril, a SEPM/AP participará no município de Oiapoque de uma programacão na Aldeia Kumarumã. Esta etnia ficou responsável por reunir as outras sete comunidades que foram a capital do Amapá no fim de semana, para discutir propostas para a política indígena no Estado.

Com informações da Assessoria de Imprensa da SEPM/AP

Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM

Acesse no site de origem: Amapá apresenta plano de trabalho para lideranças indígenas femininas (SPM – 20/04/2015)