Aplicativo ajuda a denunciar violência sexual no transporte público (Super Interessante, 24/09/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Mulheres passam a contar com uma ferramenta que ajuda a denunciar casos nos metrôs e trens de São Paulo

A gente já sabe a importância de não silenciar o estupro. E, sempre que possível, os abusos devem ser denunciados logo que acontecem. Fica mais fácil identificar o abusador. Só que dificilmente a vítima tem acesso imediato às autoridades responsáveis, especialmente quando a violência acontece no transporte público.

Este mês, divulgamos 6 aplicativos que ajudam mulheres a denunciar violência. Agora, São Paulo também ganhou um. Pensando nas mulheres vítimas de violência no transporte público, o jovem Renato Sanches, de 26 anos, decidiu desenvolver um aplicativo que facilitasse as denúncias. Ele também pensou muito na urgência. “Os metrôs e trens de São Paulo têm seus canais de contato. Mas, bem na hora que você precisa, você não consegue acessá-los, porque você não lembra o número”, aponta.

aplicativo_help me

Daí nasceu a ideia do HelpMe, aplicativo lançado nesta quinta (24). A ferramenta possibilita que a vítima envie mensagens de texto diretamente para a central do metrô ou do trem pelo aplicativo. São duas opções: SMS Urgente, que envia apenas a mensagem “Estou sofrendo abuso!”, com a opção de a vítima informar o número do veículo em que se encontra; e a SMS detalhada, que permite o envio de informações adicionais, como a linha do trem, o sentido, a próxima estação e outros detalhes, como a roupa do abusador.

Além de enviar uma SMS, a usuária pode fazer soar uma sirene, chamando atenção de outros passageiros. “A intenção é dar à mulher ferramentas que a ajudem a se defender numa situação de abuso. Às vezes, ela não tem coragem de gritar, mas, com um botão, ela pode acionar a sirene e inibir o abuso”, explica o desenvolvedor. Homens que presenciarem ou sofrerem situações desse tipo também podem usar o aplicativo para denunciar.

Na opção de mensagem detalhada, o usuário tem a opção de notificar outras atitudes ilegais, como comércio ambulante, vandalismo, assalto. Vale lembrar que o serviço utiliza o serviço de SMS do celular e, por isso, é preciso ter créditos para enviar. O app já está disponível para iOS (a partir do 8.2) e Android.

Camila Almeida

Acesse no site de origem: Aplicativo ajuda a denunciar violência sexual no transporte público (Super Interessante, 24/09/2015)