Aplicativo ‘Polícia Popular’ tem botão ‘Maria da Penha’ e chamada 180 (O Hoje – 07/06/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Aplicativo permite que as pessoas mandem alertas em tempo real de casos de violência contra a mulher. Vítimas podem denunciar casos de assédio e estupro

Inspirado na lei Maria da Penha, criada em 2006, como forma de coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, um dos alertas do aplicativo Polícia Popular permite que as pessoas avisem toda a vizinhança sobre casos de violência nas regiões em que estão.

O aplicativo, lançado há pouco mais de duas semanas, traz mais de 250 downloads por dia e promete ser mais uma opção de defesa para a população, tão carente de segurança. Enquanto nas mãos das vítimas, o app traz o botão 180 para discagem de emergência, para que elas possam denunciar estupros e assédios.

Como funciona

Ao presenciar algum ato de violência, o usuário pode acionar o botão ‘Maria da Penha’ no aplicativo e qualquer pessoa em toda a região fica sabendo em tempo real o local exato do ocorrido.

De acordo com pesquisa da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, mais de 60% das mulheres vítimas de violência preferem não denunciar a agressão por vergonha. Com o alerta “Maria da Penha” do aplicativo, mesmo que ela não fale nada, quem está ao redor pode fazer a diferença. Expondo o autor, deixando todos em estado de atenção, e assim, evitar uma tragédia.

O aplicativo também possui outros alertas, como acidente, roubo de veículo, pessoa desaparecida, animal perdido, homicídio e sequestro.

Acesse no site de origem: Aplicativo ‘Polícia Popular’ tem botão ‘Maria da Penha’ e chamada 180 (O Hoje – 07/06/2016)