Apoiadora da Campanha Compromisso e Atitude, Caixa reforça divulgação do “Eu ligo 180”

Uma das onze empresas que aderiram à Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha em março deste ano, a Caixa iniciou uma ação de reforço à Campanha “Eu ligo 180” nos canais de divulgação para os funcionários e funcionárias do banco.

Imagem do Portal do Empregado

Imagem do Portal do Empregado

No Portal do Empregado, desde o dia 10 deste mês e até 4 de julho, aparece em destaque que “A Caixa apoia a campanha ‘Eu ligo 180′”. O texto traz informações sobre o funcionamento do aplicativo Clique 180, que permite às mulheres acessarem por meio de smartphones ou tablets a rede de atendimento, informações sobre a Lei Maria da Penha e orientações sobre como proceder caso sejam vítimas ou presenciem episódios de violações de direitos. Também informa que o Ligue 180 e o aplicativo Clique 180 integram o Programa Mulher, Viver sem Violência – que engloba seis ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e é o carro-chefe da parceria impulsionada pela Campanha Compromisso e Atitude com as empresas.

Jornal da Caixa

Jornal da Caixa

A edição eletrônica do Jornal da Caixa do dia 10 de junho também divulga a campanha.

A Gerência de Relacionamento com o Empregado informa que essas ações também fazem parte do Plano de Ação da 5ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça firmado entre a Caixa, por meio de sua Diretoria de Pessoas (DEPES), e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).

Ao acessar a divulgação da campanha, o funcionário também tem informações sobre a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Potencial de impacto das ações
A Caixa tem mais de 114 mil funcionários (entre concursados e estagiários e aprendizes) em todo o país, dos quais quase metade são mulheres. E esse tipo de ação pode se multiplicar ainda no ambiente familiar dessas pessoas, que passam a ter acesso às informações sobre como acionar os serviços de apoio, proteção e garantia dos direitos das mulheres no enfrentamento a agressões domésticas ou por motivação de gênero (estupros, crimes de ódio e outros).

Compromisso e atitude com o enfrentamento à violência em 2013

O banco informa que ainda em 2013, mesmo antes da oficialização da parceria com a Campanha Compromisso e Atitude, realizou diversas ações para divulgar políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres. A empresa mantém entre seus canais de comunicação interna o “Blog da Diversidade” e, em novembro do ano passado, durante os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, divulgou nesse espaço textos e vídeos sobre a Lei Maria da Penha, além do relatório da CPMI da Violência contra a Mulher.

Banner do Ligue 180 nos bilhetes lotéricos

Banner do Ligue 180 nos bilhetes lotéricos

Também foram publicadas peças da campanha Laço Branco: homens pelo fim da violência contra a mulher e realizado o seminário “Mulher, viver sem violência”. Nesta atividade, de acordo com a Gerência de Relacionamento com o Empregado, foi abordado o cenário da violência de gênero no país e divulgados os dados do balanço do Ligue 180, além de cartilhas informativas sobre a Lei 11.340/2006.

Ainda em novembro do ano passado, a Caixa divulgou o Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher nos volantes de apostas do sorteio realizado na semana do Dia Internacional pelo Fim da Violência contra a Mulher (25). Foram colocados em circulação quase dois milhões de bilhetes com a mensagem sobre o Ligue 180 em todas as lotéricas do país.

Foi em 2013 também que teve início a parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República para implantação do atendimento às mulheres vítimas de violência na agência-barco que navega pela comunidades da Ilha do Marajó.

 Luciana Araújo
Portal Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha