Apoiadoras da Campanha Compromisso e Atitude realizam ações nos 16 dias de ativismo

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A gerente de Responsabilidade Social da Petrobras Distribuidora, Camila Freire, informou ao Portal que a empresa produziu materiais para a Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e realizou ações de formação para os funcionários de sua rede de postos. Entre as iniciativas, foi realizado em outubro o evento Pit Stop na Lagoa, no Rio de Janeiro.

De acordo com área de comunicação da Petrobras Distribuidora, pela primeira vez foi realizada uma atividade presencial, com a difusão de orientações sobre direção preventiva e segura, apresentações musicais e um espaço para manifestação das usuárias sobre vivências de situações de assédio, violência no trânsito e desigualdades de gênero. Além de palestras sobre assédio nas ruas e a campanha #Chegadefiufiu, ministradas pela publicitária Luise Bello, gerente de comunicação e comunidade da ONG Think Olga e do núcleo de inteligência do coletivo Think Eva.

A empresa, que aderiu à Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha em 2012 e participa do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do governo federal desde 2009, também incorporou a temática da proteção aos direitos das mulheres no projeto de capacitação de motoristas e prestadores de serviço de transporte que atuam na holding. E informa que neste ano 5.063 motoristas passaram pela capacitação.

Além dessas iniciativas, desde maio a Caravana Siga Bem – projeto de conscientização de caminhoneiros que já está na 9ª edição – percorre o país com palestras e esquetes teatrais sobre a importância do enfrentamento à violência contra as mulheres, oficinas sobre masculinidades e estereótipos de gênero. Até fevereiro do ano que vem o projeto terá realizado 124 paradas para realização de ações de conscientização.

ITAIPU – A usina hidrelétrica localizada em Foz do Iguaçu apoiou a realização do VII Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar (Fonavid), que aconteceu na cidade onde a empresa tem sede. Itaipu assinou parceria com a Campanha Compromisso e Atitude em março do ano passado.

cartazCAIXA_16dias_2015CAIXA – A Caixa lançou no Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência contra as Mulheres (25 de novembro) uma ação denominada “Diversos em Prosa”. O projeto consiste na elaboração de um livro eletrônico colaborativo, a partir de relatos enviados por funcionários e funcionárias. Segundo a empresa, a obra tem o objetivo de promover “a divulgação, sensibilização e reflexão sobre temas relacionados aos direitos humanos”, com a perspectiva da inclusão e “livre de toda forma de preconceito”.

O banco também aderiu à Campanha em março de 2014.

Luciana Araújo
Portal Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha