Apresentadoras do GNT revelam ter sofrido tentativas de estupro (R7 – 23/07/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Relatos de Astrid Fontenelle, Bárbara Gância e Mônica Martelli aconteceram no Saia Justa

“Três das moças que estão nesse sofá do #saiajusta já sofreram a violência de um estupro”.

Foi assim que a apresentadora Astrid Fontenelle anunciou, no Twitter, qual seria o tema do debate daquele bloco que acabara de começar.

O programa abordou, entre outros temas, o estupro silenciado. Trata-se dos casos de violência sexual que não são denunciados.  Ao assistirem a VTs que explicavam os mais diferentes tipos de violência doméstica, Mônica Martelli revelou que descobriu recentemente que foi abusada aos 14 anos.

— Achei que era o papel do homem tentar. Nunca me dei conta do que foi aquilo. Um rapaz me levou para um canto e ali houve uma guerra física muito séria.

Astrid lembrou a vez em que também passou por situação semelhante.

— Fui ao apartamento de um amigo e, chegando lá, ele me pegou a força e comecei a gritar. Acabei conseguindo fugir.

Logo depois, Bárbara Gância contou que teve uma experiência parecida na juventude. Ao entrar no carro com um amigo ele tentou forçar uma relação sexual. Indignada, ela comunicou o ocorrido à familia do rapaz, mas sem sucesso.

— Falei para uma autoridade da família, que perguntou se teve penetração. Neguei. Ele falou que, então, não tinha acontecido nada.

Maria Fernanda Terra, especialista em violência doméstica da Santa Casa de São Paulo, explicou às apresentadoras que qualquer tipo de relação sexual não consentida, é uma forma de estupro e relembrou a importância de denunciar os casos, que, segundo ela, ocorrem dentro de casa em 70% das ocorrências.

— É uma questão que precisa de ter perspectiva de gênero. As agressões não precisam de marcas. A reclamação maior das pacientes que eu atendo é que elas vão à delegacia e o delegado quer ver a marca. Na verdade, a marca é muito maior, é psicológica.

Acesse no site de origem: Apresentadoras do GNT revelam ter sofrido tentativas de estupro (R7 – 23/07/2015)