Arapiraca lança campanha ‘Mereço Respeito’ contra a violência à mulher (Tribuna Hoje – 01/03/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Insultos, xingamentos, agressões físicas, morte. A violência contra a mulher tem várias facetas. Os números ainda são altos e os dados assustam. Para chamar a atenção sobre o caso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, vai lançar de 1º a 20 de março a campanha “Mereço Respeito” com o slogan “Mais que flores, toda mulher merece respeito!”.

Em novembro do ano passado, o Mapa da Violência 2015 sobre homicídios de mulheres no Brasil, Alagoas ficou em terceiro lugar entre os estados que mais mata mulheres no país. Maceió ficou registrada como a segunda capital brasileira com o maior percentual de homicídios do gênero.

O Mapa da Violência 2015 apontou um aumento de 54% nos casos de violência contra a mulher no Brasil. Em Alagoas a incidência de casos registrou um percentual assustador: 92%.

Por outro lado, a cidade de Arapiraca, segunda maior do estado de Alagoas, saiu da quinta posição que ocupava em números de homicídios contra a mulher para a 146ª colocação em todo o país. A mudança se deve as ações de políticas públicas voltadas às mulheres.

“São questões importantes que o poder público tem a obrigação de fazer a sua parte e contribuir para que a sociedade se torne consciente e responsável pelo dever de cada um em respeitar à mulher em toda a sua plenitude. Com ações específicas para combater à violência contra a mulher é que temos contribuído para o bem-estar de todos”, ressaltou Yale Fernandes.

Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Hyseth Santos, a gestão da prefeita Célia Rocha (PTB) e o apoio veemente do atual prefeito em exercício Yale Fernandes (PMDB) têm contribuído para melhorar a situação da violência contra as mulheres na cidade e na região do Agreste de Alagoas.

“Temos oferecido assistência jurídica e acompanhamento social, mas temos que fazer muito mais e contar sempre com o apoio da população. Por isso que estamos lançando mais uma campanha de enfrentamento que será implantada o ano inteiro”, afirmou Hyseth Santos.

“Mereço Respeito”

Com um tema imperativo que exige respeito à mulher, a campanha terá início na próxima segunda-feira (1º), às 14h, com uma série de palestras com o tema “Violência Moral e Sexual contra a mulher”, no auditório do CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) do Jardim das Paineiras e da Canafístula.

Até o dia 4 de março, a mesma palestra será realizada nos CRAS Eva Pessoa (próximo à prefeitura) e dos bairros Batingas, Manoel Teles, Brisa do Lago, Itapoã e Planalto.

A programação também vai contemplar eventos como “O forró da Mulher” na Tenda Cultural da Praça Luiz Pereira Lima, na segunda-feira (7), com o lançamento oficial da campanha no auditório da Escola de Governo, às 9h, como tema “Mereço Respeito” e o slogan “Mais que flores, toda mulher merece respeito!”.

Uma série de atrações faz parte da programação da campanha entre caminhada, homenagem, mesa redonda, sessão na Câmara Municipal no dia 8 de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher, exposição fotográfica, entre outras ações de acordo com a programação prevista até o dia 20 deste mês, mas com ações para o ano inteiro.

Acesse no site de origem: Arapiraca lança campanha ‘Mereço Respeito’ contra a violência à mulher (Tribuna Hoje – 01/03/2016)