Astros da NFL entram em campanha contra violência doméstica (Máquina do Esporte – 29/10/2014)

Um grupo de atletas e ex-atletas da NFL,  a liga de futebol americano, cedeu suas imagens para campanha contra a violência doméstica. O vídeo gravado começou a circular pelas redes sociais na semana passada e conta com a participação de astros da modalidade, como Eli Manning (quarterback do New York Giants), Cris Carter (ex-jogador do Minnesota Vickings) e Jason Witten (tight end do Dallas Cowboys).

As peças também estão sendo veiculadas nos intervalos comerciais das partidas da NFL e são encerradas com uma mensagem pela paz: “Juntos podemos dar fim à violência doméstica e à agressão sexual”.

A participação dos atletas é uma reação à morosidade com que a direção da NFL puniu Ray Rice, running back do Baltimore Ravens, flagrado em vídeo agredindo a mulher, Janay Palmer no elevador do Revel Hotel and Casino, em Atlantic City. Em fevereiro, ele deixou a noiva inconsciente ao agredir-lhe com um soco. Janay ainda bateu a cabeça em um espelho antes de cair desacordada. Com conhecimento do incidente, a direção da liga não puniu Rice e só se manifestou quando o vídeo veio a público. A diretoria do Baltimore Ravens demitiu Rice, que acabou expulso indefinidamente da NFL.

A campanha contra a violência contra a mulher começou no mês passado, com a veiculação de anúncios protagonizados por estrelas de Hollywood, como Courteney Cox (a Monica Geller da sitcom Friends), Amy Poehler (conhecida por sua participação no Saturday Night Live) e Ice-T (famoso como o detetive Fin Tutuola na série Law & Order SVU). Os filmes publicitários foram dirigidos pela atriz Mariska Hargitay, outra integrante do elenco de Law & Order SVU como a detetive Olivia Benson. As peças foram postadas na página do Youtube da Joyful Heart, fundação de apoio a mulheres vítimas de estupro, mantida pela atriz,.

“Este é um passo monumental em direção à mudança”, afirmou Hargitay. “Se os craques da NFL estão vindo a público para falar sobre essas questões, garanto que serão inspiração para garotos pensarem de uma nova maneira. Amar de uma nova forma, proteger de uma nova forma, ser homem de uma nova maneira. Isso é muito bonito, né?”, acrescentou ela.

Adalberto Leister Filho

Acesse no site de origem: Astros da NFL entram em campanha contra violência doméstica (Máquina do Esporte – 29/10/2014)