Beltrão: Delegacia da Mulher é inaugurada com parceria do Estado e da Prefeitura (Jornal de Beltrão – 17/10/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Na manhã de ontem, 16, foi inaugurada oficialmente a Delegacia da Mulher de Francisco Beltrão. O imóvel, localizado na Rua Ponta Grossa, próximo ao Francisco Beltrão Palace Hotel, foi locado pela Prefeitura para que pudesse funcionar. Uma comitiva grande de autoridades da área de segurança pública, lideradas pelo governador em exercício, deputado Ademar Traiano (PSDB), participou da solenidade.

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, afirmou que a Delegacia da Mulher é uma conquista importante para a sociedade, pois a investigação de crimes que se enquadram na Lei Maria da Penha é mais complexa. “É diferente da modalidade dos outros crimes e demanda uma equipe preparada, uma equipe especial.” Ele ressaltou a parceria com a administração municipal, “que entendeu a necessidade deste órgão e irá custear as despesas com aluguel.”

A Delegacia da Mulher terá a atuação de dois delegados, Valderez Luiz Scalco (chefe da 19ª SDP) e Emanuelle Carolina Baggio, além de um escrivão, dois investigadores e dois estagiários. “Já temos delegada designada que tem preparação, tem curso profissional nessa área, então agora os nossos investigadores podem fazer um trabalho mais focado, com um atendimento mais continuado e detalhado”, disse o secretário.

O ambiente foi reformado, tem um pé de pitanga na frente (alguns até colheram umas frutinhas) e uma área de convivência nos fundos. De acordo com o secretário, os crimes contra a mulher exigem um atendimento especializado, com apoio do Poder Judiciário, do Ministério Público e auxílios de outros profissionais, como psicólogos e assistentes sociais. “Tem que ter outros órgãos, que não só a polícia, atuando em conjunto, não é uma medida meramente policial. Além de ter um local específico se tiver que fazer um exame pericial, pra não expor essa vítima lá dentro do IML [Instituto Médico Legal], pra não ter mais constrangimento. A gente busca um local adequado pra que a natureza desse crime seja tratada com mais conforto.”

Atendimento diferenciado

Conforme a delegada Emanuelle Baggio, já vinha sendo feito um atendimento diferenciado na sede da 19ª SDP para mulheres vítimas de crimes.”Agora com a sede própria, as mulheres terão um local pra serem atendidas com mais privacidade, vai ser possível tratá-las com mais dignidade, vão chegar aqui e ter atendimento personalizado.”

Emanuelle salienta que é grande o volume de atendimentos direcionados à Lei Maria da Penha, corresponde em média a 30% das ocorrências da 19ª SDP. “A criação da delegacia, com certeza, melhora o atendimento da mulher e desafoga um pouco de trabalho da 19ª SDP, dando uma condição melhor de trabalho lá para investigar os demais crimes”, comentou.

Ela destacou que a Polícia Civil irá buscar apoio de outras instituições, talvez universidades que tenham curso de Psicologia e Serviço Social, para que estagiários possam prestar esse atendimento no último ano do curso.

Momento histórico

Para o governador em exercício, esse é um momento histórico para a vida da mulher em Francisco Beltrão. “Eu, que estou há 25 anos na Assembleia Legislativa, posso testemunhar o quanto se cobra uma delegacia da mulher nas principais cidades do Estado, quantos pleitos têm. Porque quando se cria uma delegacia da mulher, é toda uma estrutura, um aparato enorme, e isso gera custos ao Estado. Em tempos de crise, o governante sempre tem o cuidado em trabalhar com o máximo de economia possível, mas aqui em Francisco Beltrão, em uma referência especial do governador Beto Richa, a mim como líder do seu governo e presidente da Assembleia, ao deputado Reicheimbach, que também foi um grande batalhador para que pudéssemos viabilizar esse sonho, que a mulher beltronense, valorizada como é, poderia ter um espaço para que pudesse estar presente e ser atendida com dignidade, esse é o nosso grande objetivo.”

Niomar Pereira

Acesse no site de origem: Beltrão: Delegacia da Mulher é inaugurada com parceria do Estado e da Prefeitura (Jornal de Beltrão – 17/10/2015)