Brasil se mobiliza em favor do Movimento ElesPorElas da ONU Mulheres em Solidariedade pela Igualdade de Gênero

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

(ONU Mulheres, 18/06/2015) ONU Mulheres está liderando frente multisetorial composta por empresas, universidades, governos, mídia e homens públicos, para sensibilização da sociedade brasileira, engajamento à plataforma global www.heforshe.org e ações inovadoras para a igualdade de gênero

Conquistar o apoio de um bilhão de homens e meninos de todo o mundo em defesa dos direitos de mulheres e meninas e promover transformações em empresas, governos e universidades com a perspectiva de gênero. Com este objetivo, o Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero dá suporte à estratégia global da entidade para acelerar mudanças, políticas, práticas e ações em favor de mulheres e meninas.

No Brasil, o Movimento ElesPorElas articula apoios de peso. Por meio do Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas (HeForShe), a ONU Mulheres está liderando uma frente multisetorial composta por empresas, universidades, governos, mídia e homens públicos, para sensibilização da sociedade brasileira, engajamento à plataforma global heforshe.org e ações concretas e inovadoras para a igualdade de gênero. A nominata completa do Comitê será anunciada, na próxima quinta-feira (25/6), em Foz do Iguaçu, durante a adesão da Itaipu Binacional em apoio ao movimento ElesPorElas no Brasil e no Paraguai.

“Nossas parceiras e parceiros estão confiantes de que a hora para acelerar o passo pela igualdade de gênero é agora e isso exige respostas e engajamentos de diversos setores. Para a ONU Mulheres, neste país, gênero precisa estar articulado com raça, para enfrentar o racismo e o sexismo, núcleos estruturantes das desigualdades. Acreditamos que o Brasil tem políticas para as mulheres inovadoras e que podemos nos unir para dar exemplos mais fortes para o país de que é estratégico e possível promover a inclusão efetiva de mulheres e meninas. Convidamos os 100 milhões de homens e meninos brasileiros para que se somem a este movimento solidário de transformação social por meio do debate público, ações nas redes sociais e adesão individual na plataforma global heforshe.org”, diz Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

Apoio de celebridades – Dentre as ações lideradas por membros do Comitê, está o lançamento de campanha de comunicação #ElesPorElas pelo GNT/Globosat, parceiro da ONU Mulheres Brasil, estrelada por Rodrigo Hilbert, Marcelo Tas, Leo Jaime, Xico Sá, entre outros. O time de mulheres é composto por Astrid Fontenelle, Bela Gil, Bete Lago, Mariana Weickert, entre outras. Por meio da campanha, o GNT está liderando a adesão de atletas em ação parceira com o Sport TV, da Globosat.

Brasil se mobiliza em favor do Movimento ElesPorElas da ONU Mulheres em Solidariedade pela Igualdade de Gênero /

Leo Jaime também está no movimento #ElesPorElas (Foto: Reprodução)

Além de fotos e mensagens nas redes sociais e spot para TV, a campanha prevê a inclusão de conteúdos sobre igualdade de gênero nos programas e hotsite (http://gnt.globo.com/especiais/eles-por-elas) com produtos multimídia, alguns deles produzidos pela Rádio ONU Português, em Nova Iorque, e pelo Centro de Informação Pública da ONU Brasil (UNIC Rio).

O modelo Paulo Zulu é outro apoiador do Movimento ElesPorElas, associando a causa pela igualdade de gênero ao seus compromissos com a sustentabilidade ambiental.

Corporações – No setor empresarial, a Itaipu Binacional fará a primeira adesão ao movimento ElesPorElas no Brasil e no Paraguai, em ato a ser realizado na próxima quinta-feira (25/6), em Foz do Iguaçu. Líder em energia renovável, os diretores-gerais da empresa Jorge Samek (Brasil) e James Spalding (Paraguai) assumiram a mobilização de funcionários para adesão individual à plataforma heforshe.org e estão articulando empresas a adotar mudanças na cultura organizacional para assegurar a igualdade entre mulheres e homens.

A empresa é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios, da ONU Mulheres e do Pacto Global, e certificada com o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, concedido pelas Secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM) e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), ONU Mulheres e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Brasil se mobiliza em favor do Movimento ElesPorElas da ONU Mulheres em Solidariedade pela Igualdade de Gênero /

Sob a liderança do presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, prefeitos e prefeitas e autoridades políticas levantam em ato de apoio ao movimento ElesPorElas (HeForShe) (Foto: Bruno Spada/ONU Mulheres)

No final de maio, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) promoveu o lançamento do movimento ElesPorElas para mais de 5.000 mil prefeitos, prefeitas e autoridades municipais, em Brasília, durante a XVIII Marcha Nacional dos Municípios. O ato foi comandado pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, que firmou cooperação técnica com a ONU Mulheres Brasil em favor da igualdade de gênero.

USP: Impacto 10x10x10 – A Universidade de São Paulo (USP) foi anunciada, na manhã desta quinta-feira (18/6), em Nova Iorque, como uma das 10 universidades escolhidas pela ONU Mulheres para promover ações concretas com relação à igualdade de gênero no movimento ElesPorElas. A universidade brasileira passa a se integrar ao Impacto 10x10x10, para dar o exemplo sobre o que fazer e como mensurar as ações de transformação de praticas institucionais em favor da igualdade de gênero.

No Fórum Econômico Mundial, em janeiro de 2015, a ONU Mulheres lançou a iniciativa piloto Impacto 10x10x10 de ElesPorElas (HeForShe) para acelerar o avanço da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em três setores: empresas, universidades e governos. Cada setor irá identificar abordagens para combater a desigualdade de gênero e a eficácia dessas intervenções para outras iniciativas de maior escala.

Movimento ElesPorElas – Criado pela ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, o movimento ElesPorElas (HeForShe) é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial e a organizar juntos, homens e mulheres, uma nova sociedade.

Acesse no site de origem: Brasil se mobiliza em favor do Movimento ElesPorElas da ONU Mulheres em Solidariedade pela Igualdade de Gênero (ONU Mulheres, 18/06/2015)