Brasil vai presidir Comissão da ONU sobre Situação das Mulheres, afirma diretora executiva

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

(ONU Mulheres, 19/11/2015) A presidenta Dilma Rousseff recebeu, na quarta-feira (18), a subsecretária-geral das Nações Unidas e diretora-executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngucka. Durante o encontro, as duas discutiram sobre a participação do Brasil na 60ª sessão das Nações Unidas sobre a Situação das Mulheres, que ocorrerá em março do ano que vem em Nova Iorque.

O Brasil foi eleito para presidir a próxima edição da Comissão sobre a Situação das Mulheres, CSW na sigla em inglês. O objetivo das discussões é fomentar a agenda sobre igualdade de gênero. “A partir dessa posição o país estará em condições de influenciar todos os países do mundo de modo a fomentar a agenda das mulheres, particularmente a Agenda de Desenvolvimento 2030 e o componente gênero ou mulheres”, afirmou.

Segundo a diretora, o Brasil tem mostrado protagonismo nas políticas de combate à violência contra a mulher. “Discutimos na audiência a importância de dar continuidade ao combate à violência contra a mulher e os esforços e o apoio que podemos esperar do governo brasileiro nesse particular”, garantiu Phumzile.

Durante a conversa, a presidenta e a representante da ONU também discutiram propostas para a atuação do novo Banco dos Brics, que deverá iniciar suas operações em 2016. “Discutimos como podemos obter apoio em relação a garantir que o Banco dos Brics considere as mulheres em suas práticas de concessão de crédito e em suas operações”, afirmou.

Dilma também conheceu a campanha global para o fim da violência contra as mulheres, iniciativa da ONU Mulheres. A ação, chamada de “Tornar o mundo laranja pelo fim da violência contra as mulheres” vai iluminar prédios públicos em cerca de 70 países, começando pelo Brasil.

Brasil vai presidir Comissão da ONU sobre Situação das Mulheres, afirma diretora executiva/

Presidenta Dilma recebeu a diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngucka (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Palácio do Planalto

Acesse no site de origem: Brasil vai presidir Comissão da ONU sobre Situação das Mulheres, afirma diretora executiva (ONU Mulheres, 19/11/2015)