Cai a média diária de violência contra a mulher no carnaval, diz delegada (D24am – 12/02/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Delegacias especializadas registram, aproximadamente, dez casos por dia. Média  é de 10 ocorrências.

Registro de casos de violência contra mulher caiu pela metade neste carnaval. A média diária, conforme a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) – Anexo, é de 20 registros e, nos cinco dias de folia, a especializada contabilizou cerca de dez Boletins de Ocorrência (B.Os).

Este ano o carnaval em todo o País foi marcado por campanhas contra o assédio sexual e violência contra mulheres.

A diminuição em relação aos demais dias, segundo a delegada da DECCM – Anexo, Débora Mafra, ocorreu por causa do policiamento ostensivo nas bandas carnavalescas. Segundo ela, a presença da Polícia Militar (PM) “inibiu” a agressão.

O resultado, de acordo com Mafra, foi surpreendente já que, segundo ela, a área da delegacia apresenta altos índices de violência doméstica, diariamente. Ainda conforme a delegada, a maioria das ocorrências registradas na semana do carnaval foram de crimes ocorridos dentro da casa do casal. “Limite que dificulta a ação policial”, disse.

Ano começa com 7,9% de casos de violência a mais que 2014

Apesar da redução de casos no carnaval, a violência doméstica cresceu este ano em relação a mesmo período de 2015.

Somente no mês de janeiro, segundo informações do relatório do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), 1.093 lesões corporais por violência doméstica foram registradas em toda a capital, resultado superior em 7,9% ao informado no mesmo período do ano passado.

Vítimas denunciam agressores

Uma mulher de 40 anos, que preferiu não ser identificada, foi espancada com um pedaço de madeira após ser xingada por três homens, na noite de domingo (7), na saída de uma banda de carnaval, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus, conforme consta no BO  do caso registrado no 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).  “Usaram um pedaço de madeira e bateram em mim”, disse.

Policiais militares da 8ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) prenderam um homem, de 33 anos, por volta das 23h40 da última quarta-feira no bairro Santo Agostinho, zona oeste de Manaus, por suspeita de espancar a mulher, de 41 anos após uma crise de ciúmes.

Também sob o motivo de ciúmes, um homem de 30 anos, foi preso por tentativa de homicídio no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Abdel Aziz, no bairro Novo Israel, zona norte de Manaus, na madrugada de ontem. Segundo a Polícia Civil, o suspeito tentou matar com uma faca e agrediu a companheira dele, de 32 anos, em uma casa na Rua Japiassu, no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus.

Acesse no site de origem: Cai a média diária de violência contra a mulher no carnaval, diz delegada (D24am – 12/02/2016)