Caixa promove palestra sobre o combate à violência contra a mulher (Jornal da Caixa – 18/08/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Foi realizada segunda-feira (17), na Agência Barco Ilha do Marajó, em Belém do Pará, como parte das comemorações ao aniversário de sansão da Lei Maria da Penha, a palestra com o tema “Mulher, viver sem violência”, ministrada pela assessora especial de campo e floresta da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), Raimunda Mascena.

Em seu discurso, a assessora destacou o Programa “Mulher, Viver sem Violência”, que é resultado de acordo entre a CAIXA e SPM na promoção de atendimento e orientações dos serviços da SPM, por meio da Agência-Barco Ilha do Marajó, a lugares de difícil acesso por via terrestre e fluvial.

É de suma importância destacar à sociedade sobre o trabalho realizado pela Secretaria, a partir da assinatura do Acordo, para o enfrentamento da violência contra as mulheres ribeirinhas em situação de vulnerabilidade econômica e social. Ainda, demonstrar a importância do apoio da  sociedade, governos e empresas em prol da autonomia dessas mulheres, considerando que a partir da promoção de condições de emprego e renda, empreendedorismo, qualificação profissional, essas mulheres podem se colocar em uma realidade diferente, mais promissora, ressaltou Raimunda Mascena.

A Gerente de Filial de Gestão de Pessoas, Eliana Miki Oya falou ressaltou a importância do potencial da CAIXA como agente de transformação social e econômica da sociedade brasileira: “O tema violência contra a mulher, infelizmente, continua atual, e diferente do que pode pensar uma grande parte das pessoas, a violência pode estar muito próxima de nós, inclusive das empregadas CAIXA. O conhecimento repassado aqui neste evento poderá ser usado não somente para nos defendermos individualmente, mas para defendermos umas as outras”.

James Patricio Barbosa Do Nascimento, técnico bancário embarcado na agência Barco, relatou: “O papel social da agência Barco é algo único, até hoje me emociono ao lembrar da abertura de conta para uma moça que há anos precisava usar conta de terceiros para receber sua pensão, e nunca conseguia receber o valor integral, pois os terceiros cobravam pelo “serviço”. É inacreditavel como uma simples abertura de conta pode mudar a vida de uma pessoa.”

O superintendente regional da SR Norte do Pará em exercício, Hélio de Barros Rodrigues Junior, afirmou que os índices de violência contra a mulher ainda não muito altos em nosso país, somados a grande carência de informações pela população, o resultado é um número relevante de agressores impunes. Informou ainda que parcerias como essas, da agência barco da CAIXA e Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), da Presidência da República, são imprescindíveis para mudar esse quadro e levar esperança para milhares de mulheres dentro da ilha do Marajó.

A Caixa aderiu, em 27 de março de 2014, à campanha “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A lei é mais forte”. A campanha, promovida pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) da Presidência da República, tem por objetivo unir e fortalecer os esforços nos âmbito municipal, estadual e federal para garantir a correta aplicação da Lei Maria da Penha.

Ao aderir à campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A lei é mais forte, a Caixa, reafirma o seu compromisso com a consolidação da cidadania e a viabilização de desenvolvimento sustentável.