Câmara aprova divulgação do disque-denúncia de violência contra mulher

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

(Câmara dos Deputados – 29/03/2016) O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (29) o Projeto de Lei 4330/16, da deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ), que determina ao poder público a divulgação do número telefônico 180, exclusivo para a comunicação de ocorrência de violência contra a mulher. A matéria será votada ainda pelo Senado.

Leia também: Plenário aprova projeto sobre combate à violência contra mulheres (Câmara dos Deputados – 29/03/2016)

Laura Carneiro: é necessário divulgar o número telefônico 180 com mais intensidade (Foto: Ananda Borges/Câmara dos Deputados)

Laura Carneiro: é necessário divulgar o número telefônico 180 com mais intensidade (Foto: Ananda Borges/Câmara dos Deputados)

A divulgação deverá ocorrer em locais públicos e privados de grande circulação de pessoas, como escolas, casas de espetáculos e outros locais de diversão, órgãos públicos, hospitais e meios de transporte de massa.

A autora agradeceu aos líderes partidários pela aprovação do projeto, destacando que as propostas aprovadas nesta terça-feira ampliam a proteção prevista na Lei Maria da Penha. “Esse serviço funciona muito bem, mas é necessário divulgá-lo com mais intensidade para que uma quantidade maior de cidadãos saiba que existe o atendimento”, afirmou.

O projeto estava apensado ao PL 1036/15, do deputado Fernando Monteiro (PP-PE), que foi considerado prejudicado. O texto de Monteiro previa a divulgação da expressão “violência contra a mulher é crime! Ligue 180” em rótulos de embalagens secundárias de produtos para higiene pessoal feminina, de perfumes de uso femininos e outros de natureza e finalidade semelhantes, como para estética, proteção ou higiene.

O relator das propostas foi o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

PL-1036/2015
PL-4330/2016

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

Acesse no site de origem: Câmara aprova divulgação do disque-denúncia de violência contra mulher (Câmara dos Deputados – 29/03/2016)