Câmara aprova projeto que tipifica o crime de descumprimento de medidas protetivas

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

(Agência Câmara – 23/03/2016) O Plenário aprovou, há pouco, proposta que tipifica o crime de descumprimento de medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06). A matéria, que segue para o Senado, determina que o descumprimento dessas medidas resultará em pena de detenção de 3 meses a 2 anos.

Foi aprovado o substitutivo da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, proposto pela relatora, deputada Gorete Pereira (PR-CE), ao PL 173/15, do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS).

Leia também:
Câmara aprova aumento da pena para o crime de feminicídio (Câmara Notícias, 30/03/2016)
Plenário aprova projetos de interesse da bancada feminina no mês da mulher (Agência Câmara – 23/03/2016)

O texto aprovado determina que o descumprimento das medidas protetivas será configurado como crime, independentemente da competência civil ou criminal do juiz que deferiu as medidas e da possibilidade de aplicação de outras sanções cabíveis. Se ocorrer prisão em flagrante, apenas a autoridade judicial poderá conceder fiança.

As medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha incluem o afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a vítima; a restrição da visita a filhos; o pagamento de pensão alimentícia provisória; e a proibição de determinadas condutas.

Agora os deputados analisam o Projeto de Lei (PL) 4409/16, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que facilita o acesso à cirurgia plástica reparadora das mamas.

Mais informações a seguir.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Mônica Thaty

Acesse no site de origem: Câmara aprova projeto que tipifica o crime de descumprimento de medidas protetivas (Agência Câmara – 23/03/2016)