Campanha Compromisso e Atitude entra em nova fase nos estados brasileiros (Portal CNJ – 21/08/2012)

Lançada no aniversário da Lei Maria da Penha, em 6 de agosto, a Campanha Compromisso e Atitude, de combate à violência contra a mulher no âmbito doméstico e familiar, entra em nova fase nesta semana. Agora, a iniciativa será apresentada nos estados das cinco regiões do País que registram os maiores índices de violência. O primeiro lançamento regional ocorrerá no Espírito Santo, na próxima sexta-feira (24/8).

A campanha resulta de uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Também participam o Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais, o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, o Conselho Nacional dos Defensores Públicos-Gerais e o Ministério da Justiça.

De acordo com o Conselheiro Ney Freitas, Presidente da Comissão de Acesso à Justiça e à Cidadania, comissão do CNJ responsável pelas ações na área do combate à violência contra a mulher, o objetivo dessa união de esforços é divulgar os instrumentos jurídicos e as estruturas do poder público destinados a prevenir e punir a violência contra a mulher e, dessa forma, reduzir a incidência desse tipo de crime.

Os cinco estados brasileiros que sediarão o lançamento regional da campanha foram eleitos por registrarem os maiores índices de violência contra a mulher, segundo o Mapa da Violência. O estudo foi realizado pelo Instituto Sangari sob a coordenação da SPM.

Ranking – Conforme a pesquisa, o Espírito Santo lidera o ranking nacional, com taxa de 9,4 homicídios para cada 100 mil mulheres. O lançamento da Campanha Compromisso e Atitude nesse estado ocorrerá na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), na capital Vitória.  Na ocasião, está prevista a inauguração de um site voltado para os operadores do Direito.

Os lançamentos terão sequência no Nordeste, com o lançamento em Alagoas em 28 de setembro, estado com taxa de homicídio feminino de 8,3 para cada 100 mil mulheres. Depois será a vez da região Sul, com o lançamento em 14 de dezembro no Paraná, estado que registrou taxa de assassinato de 6,3 para cada 100 mil mulheres.

Cronograma – O cronograma prevê ainda o lançamento da campanha na região Norte, em 19 de novembro no Pará, unidade da Federação que registrou taxa de homicídio de 6,0 para cada 100 mil mulheres. Por último, será a vez do Centro-Oeste, com o lançamento em 7 de dezembro no Mato Grosso do Sul, unidade da Federação com o mesmo índice do Pará no ranking de assassinatos de mulheres.

De acordo com o Mapa da Violência, de 1980 a 2010, aproximadamente 91 mil mulheres foram assassinadas no Brasil, sendo 43,5 apenas na última década. Segundo a pesquisa, 68,8% dos incidentes acontecem na residência, o que leva à conclusão de que é no âmbito doméstico onde ocorre a maior parte das situações de violência experimentadas pelas mulheres.

Acesse uma apresentação resumida do Mapa da Violência 2012 em ppt (729 KB)

Giselle Souza 
Agência CNJ de Notícias

Acesse essa matéria no site de origem: Campanha Compromisso e Atitude entra em nova fase nos estados brasileiros (Portal CNJ – 21/08/2012)

Ouça também (1:17): Campanha Compromisso e Atitude entra em nova fase nos estados (CNJ no Ar – 22/08/2012)