Campanha da Avon inspira reflexão sobre o empoderamento feminino (Inteligemcia – 28/07/2015)

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A Avon coloca no ar, a partir desta semana, a nova campanha “Beleza que faz Sentido”, criada para reforçar o posicionamento global da marca, que defende o empoderamento da mulher, e aprofundar o relacionamento com revendedoras e consumidoras. O principal suporte da ação é a plataforma digital, estratégia alinhada ao ideal de público alvo da campanha.

Serão veiculados anúncios nos principais portais femininos e de variedades, com chamada para a plataforma do posicionamento. Ele reúne diversos conteúdos voltados para o tema, incluindo um vocabulário de termos que pessoas que defendem o empoderamento feminino devem conhecer, palestras e acesso ao site Central Mulheres – que reúne dados que mostram em números a situação atual do processo de equidade de gênero. As mensagens e vídeos da campanha estarão presentes em todos os perfis da Avon nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube).

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Ação inclui a divulgação das lipstick voices, frases escritas em batom que valorizam a autoestima e a autonomia, e comerciais estrelados por revendedoras (Foto: Reprodução)

A linha de frente da campanha são as Lipstick Voices,  frases que inspiram a reflexão e a atenção para a necessidade de dar mais oportunidades às mulheres. Elas são escritas em uma tipologia que simula a escrita em batom. Mensagens como “Quando uma mulher apoia outra, coisas incríveis acontecem” , “Existe poder por trás de toda beleza” e “Uma mulher empoderada empodera outras mulheres”, estarão presentes em toda a comunicação da empresa.

Além de mais vibrantes e coloridos, os comerciais de TV e impresso serão estrelados, em grande parte, por revendedoras autônomas da marca. O primeiro comercial apresenta a nova linha de batons Ultra Color Revolution.

“As campanhas são mais um importante canal para disseminação de nossas mensagens. Por meio das revendedoras, queremos mostrar o poder da autonomia e da independência financeira no processo de fortalecimento da mulher, e a importância da democratização da beleza, como uma ferramenta para a autoestima”, comenta o VP de Marketing da Avon, Ricardo Patrocínio.

A campanha inclui um espaço digital formatado especialmente para a inspiração ao empoderamento. Além de conteúdo sobre o tema e a explicação de como a venda de produtos de beleza tem gerado autonomia financeira para mais de 6 milhões de mulheres em mais de 100 mercados, o espaço traz depoimentos de seis mulheres reconhecidamente empoderadas e celebradas, que inspiram outras mulheres a se fortalecerem. Cada depoimento tem a duração de 10 minutos.

As seis palestrantes convidadas pela Avon apresentam temas relacionados às ações da Avon pelo empoderamento da mulher: autoestima, autonomia financeira, igualdade de oportunidades no mercado de trabalho e combate à violência doméstica.

A consultora Denise Damiani, criadora do programa Inteligência Financeira para Mulheres, fala de sua história pessoal e de seu projeto para empreendedoras; a jornalista Juliana de Faria, criadora da campanhaChega de Fiu- Fiu, aborda o tema assédio nos espaços públicos; outra jornalista e blogueira, Juliana Romano, defende a inclusão na moda; Maria Gabriela Manssur, promotora de Justiça, fala de seu trabalho no combate à violência doméstica; Alessandra Ginante, VP de RH da Avon, aborda o tema da equidade de gênero no trabalho; e Jéssica Trombim, revendedora de produtos Avon, mostra como sua atividade a empodera financeiramente e possibilita que ela leve a mensagem da autoestima para outras mulheres de sua rede de relacionamento. .

Além das peças iniciais das Lipstick Voices, as mensagens do novo posicionamento estarão em todas as ações de comunicação da Avon. Para o Dia dos Pais, a marca planeja uma homenagem aos homens que incentivam a autoestima e a independência de suas filhas. Para o lançamento do batom Ultra Color Revolution, a Avon adotará estratégias on e off-line. O filme de Revolution, que será veiculado na TV aberta e fechada, trará uma revendedora da marca apresentando o novo batom com tecnologia em gel a outras duas revendedoras. Além do filme, a campanha envolve merchandising em programas de canal por assinatura, mídia em veículos impressos, além de ações online em portais e redes sociais.

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