Campanha do Laço Branco mobiliza ações sociais em Diadema (Pref. Diadema – 10/11/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Cursos, palestras e oficinas abordarão o enfrentamento à violência contra a mulher

Com o objetivo de promover a igualdade entre os gêneros e a diminuição da violência contra a mulher, Diadema sediará, nos meses de novembro e dezembro, uma série de ações e atividades compostas pela Campanha do Laço Branco. Estão programadas atividades educativas que coloquem em questão a igualdade entre os gêneros por meio de dinâmicas e reflexões voltadas para a saúde, educação, trabalho, comportamento, segurança pública e direitos humanos.

“É importante dizer que não existe um ensino específico voltado para a discussão de gênero em nossas vidas. Pensar em uma educação de gênero significa refletir sobre as desigualdades existentes e construídas em nossa sociedade, a partir da intervenção humana, a fim de trabalharmos pela igualdade nos direitos e nas relações entre homens e mulheres.”, explica o coordenador da campanha em Diadema, Reginaldo Bombini, da Secretaria de Defesa Social.

A programação terá início no dia 16 de novembro e será encerrada no dia 11 de dezembro. Nela, estão incluídas atividades como o Curso Básico de Gênero e Masculinidades voltado para diferentes públicos como a guarda civil, servidores municipais, educadores e jovens da Fundação Casa, além de palestras e exibição do documentário India’s Daughter (Filha da Índia), direcionado para todos os públicos.

Os eventos são de iniciativa do Serviço de Mediação de Conflitos da Secretaria de Defesa Social, que também recebe o apoio da Delegacia de Defesa da Mulher, Guarda Civil Municipal, Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), Programa Municipal DST/AIDS, Coordenadoria de Políticas para Mulheres, Casa Beth Lobo e Fórum de Gênero e Masculinidades do Grande ABC.

A campanha mobiliza ações em todo mundo, atingindo milhões de pessoas, sendo popularizada no Brasil no final da década de 90 e formalizada em 2007 com a Lei Federal Nº 11.489/2007, que instituiu o dia 6 de dezembro como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Em Diadema, a Campanha do Laço Branco ficou popularizada em 2008, após a criação da Lei Nº 2748/2008.

CONFIRA ABAIXO A AGENDA DOS EVENTOS PROGRAMADOS PARA A CAMPANHA:

16/11 – Formação sobre a Campanha do Laço Branco
Curso Básico de Gênero e Masculinidades: O curso se dividirá em quatro encontros entre os dias 16, 23, 30 de novembro e 9 de dezembro e será direcionado para adolescentes da Fundação Casa, onde serão discutidos temas voltados para a construção do papel de gênero do homem, limitações, questões culturais e diferenças sociais.

24/11 – Curso Básico de Gênero e Masculinidades para GCM: No encontro, serão discutidas questões de gênero e masculinidades voltadas para a profissão, a construção social do papel de gênero do homem no mundo e na instituição, as desigualdades entre homens e mulheres na sociedade, dentre outras questões.
Local: Auditório da GCMD, Rua Marechal Floriano, 260, Centro.

25/11 – Cine Debate com a apresentação do documentário India’s Daughter (Filha da Índia): O documentário será exibido e aberto para todos os públicos e traz entrevistas com diversas pessoas ligadas ao caso do estupro coletivo da jovem Jyoti, na Índia. A ideia é gerar uma reflexão sobre a violência contra mulher nas relações familiares, no ambiente doméstico e público.
Local: Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente de Diadema – RECAD – Rua Oriente Monti, 201, Centro

26/11 – Sensibilização em Gênero e Masculinidades para servidores municipais: O evento será voltado para jovens do grupo Ação Jovem, debatendo temas abordados pela campanha e para importância do respeito ao próximo, compromisso contra a violência e contribuição para superação das desigualdades e injustiças nos papeis e nas relações entre homens e mulheres na sociedade.
Local: Centro de Referência e Assistência Social – CRAS Leste, Rua Prudente de Moraes, 306, Jardim Promissão

27/11 – Curso Básico de Gênero e Masculinidades para Técnicos e Educadores do Lar São José I e II: O tema será discutido entre os profissionais da área educacional que estarão preparando futuros cidadãos conscientes para o enfrentamento e combate à violência contra a mulher.
Local: Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente de Diadema – RECAD – Rua Oriente Monti, 201, Centro, Diadema

1/12 – Curso Básico de Gênero e Masculinidades para servidores municipais: O curso será voltado para servidores de todas as secretarias municipais com o objetivo de sensibilizar e debater questões como a igualdade entre gêneros.
Local: Escola Diadema de Administração Pública – EDAP – Rua Oriente Monti, 28, Centro.

02/12 – Cine Debate com a apresentação do documentário India’s Daughter (Filha da Índia): O documentário será exibido e aberto para todos os públicos e abordará como tema principal a violência contra a mulher.
Local: Cine Eldorado, Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55, Eldorado

04/12 – Formação em Gênero e Masculinidades para Educadores do Serviço de Convivência Familiar e Comunitária (SCFC): O tema de igualdade entre os gêneros e o enfrentamento à violência contra a mulher serão discutidos e debatidos entre os profissionais da área educacional, em questão da convivência familiar e relações entre homens e mulheres no ambiente domiciliar e público.
Local: Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente de Diadema – RECAD – Rua Oriente Monti, 201, Centro.

09/12 – Formação voltada para homens da GCM, GCP e Secretaria de Defesa Social: O evento contará com a participação de representante da Delegacia de Defesa da Mulher de Diadema na formação sobre Legislação Internacional e Constitucional referente aos direitos da mulher, sendo direcionado para os homens.
Local: Auditório da GCMD, Rua Marechal Floriano, 260, Centro.

10/11 – Formação voltada para mulheres da GCM, GCP e Secretaria de Defesa Social: O evento terá um momento de reflexão sobre as desigualdades e as injustiças nos papéis e nas relações entre homens e mulheres, bem como contará com a participação de representante da Delegacia de Defesa da Mulher de Diadema na formação sobre Legislação Internacional e Constitucional referente aos direitos da mulher.
Local: Auditório da GCMD, Rua Marechal Floriano, 260, Centro.

11/12 – Encerramento da Campanha do Laço Branco: No encerramento da campanha, serão realizadas apresentações musicais e teatrais que estarão integradas aos temas voltados para o machismo, feminismo, a violência contra mulher, Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340/2006), desigualdades e injustiças sociais, bem como a palestra “Machismo Mata: mulheres e homens!” com o psicólogo Flávio Urra.
Local: Câmara Municipal de Diadema, Av. Antônio Piranga, 474, Centro.

Por Claudia Leone

Acesse no site de origem: Campanha do Laço Branco mobiliza ações sociais em Diadema (Pref. Diadema – 10/11/2015)