Campanha Laço Branco atenta para fim da violência contra a mulher (Pref. Cariacica – 15/12/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

No Brasil, uma em cada cinco mulheres já sofreu algum tipo de violência doméstica. O alto índice releva para um cenário de opressão da mulher diante da agressão masculina. Desde 2007, no dia 6 de dezembro é comemorado o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher, e inspirou a criação da Campanha Laço Branco. Para alertar a comunidade sobre a temática foi realizada uma ação nesta terça (15), no Shopping Moxuara, das 11h às 14h.

A organização do evento é da Coordenação dos Direitos da Mulher, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), para conscientizar os homens, mas também as mulheres reprimidas com orientações sobre a Lei Maria da Penha (lei n°11.340/2006) que protege as mulheres da violência doméstica e familiar. A violência praticada pode se estabelecer de várias formas: física, psicológica, sexual e moral. Para buscar mais orientações, a vítima pode ligar para a Central de Atendimento à Mulher, pelo número 180.

Além da distribuição de informativos e panfletos com as orientações da campanha, os homens receberam uma fita branca com a frase: “Homens pelo fim da violência contra a mulher”, mobilizando para a relevância do assunto e mudança de atitude da sociedade.

Ainda na programação, no dia 10 de dezembro foi realizada uma ação com os jovens e adolescentes do “Protejo”, conscientizando para a erradicação da violência contra a mulher, atentando para a temática ainda na juventude. A palestra aconteceu na sede do Protejo, no bairro Flexal, com realização da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com a Casa de Cidadania.

Campanha do Laço Branco

A campanha tem por objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens em ações pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher, atuando em parceria com as ações dos movimentos de mulheres e de outros movimentos organizados em prol da equidade de gênero e justiça social.

Uma das ações mais significativas da campanha acontece no dia 06 de dezembro, proclamado como Dia da Mobilização de Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher. A data faz alusão ao Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá), onde 14 estudantes da Escola Politécnica foram assassinadas. O fato tornou-se símbolo da injustiça contra as mulheres e inspirou a criação da Campanha Mundial do Laço Branco.

Acesse no site de origem: Campanha Laço Branco atenta para fim da violência contra a mulher (Pref. Cariacica – 15/12/2015)