Campanha polêmica alerta para a violência sexual entre adolescentes (Marie Claire – 13/09/2013)

Campanha sobre violência sexual (Foto: Reprodução)

Campanha sobre violência sexual (Foto: Reprodução)

Se você associa a palavra estupro apenas àquele criminoso desconhecido e encapuzado que transforma mulheres aleatórias em vítimas, pare para pensar. Isso pode acontecer em um ambiente muito mais próximo, sem ninguém perceber. Entre casais de adolescentes, por exemplo. É o que pretende mostrar uma campanha voltada para jovens de 13 a 18 anos, elaborada pelo governo britânico.

O vídeo mostra um garoto atrás de um vidro, se observando em um momento quente com a namorada. Os dois se beijam calorosamente e o rapaz se empolga, tentando dar um passo além do que a menina consente, usando a força para isso. Seu “eu”, assistindo à cena, bate desesperadamente no vidro, pedindo que ele pare, sem sucesso. Só olhando de fora ele consegue perceber que aquilo, na prática, é uma forma de violência. No final, o questionamento: “Se você visse você mesmo, veria estupro?”.

A campanha batizada de “This is abuse” (“Isto é abuso”, em português) tem causado polêmica por ser veiculada nos intervalos de programas adolescentes no Reino Unido. Enquanto alguns defendem a ideia de que somente com o choque os jovens poderão mudar seu olhar, outros acham o filme pesado demais.

Assista ao vídeo abaixo:

Acesse no site de origem: Campanha polêmica alerta para a violência sexual entre adolescentes (Marie Claire – 13/09/2013)