Caravana Siga Bem 2015 chega nesta sexta-feira (16) a Mato Grosso (Expresso MT – 16/10/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Apoiada pela Petrobras, iniciativa é a maior mobilização de responsabilidade social itinerante das estradas da América Latina

A Caravana Siga Bem 2015, lançada em maio, fará parada em Mato Grosso amanhã e no sábado (16 e 17 de outubro, respectivamente), no Mirian Auto Posto, em Várzea Grande, das 12h às 22h. Em sua nona edição, a Caravana tem duas grandes frotas puxadas por 12 caminhões, que rodam o Brasil para atrair a atenção de todos em prol da igualdade de gênero e do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

De Várzea Grande, a Caravana segue para outras cidades mato-grossenses: Cuiabá (20 e 21/10), Lucas do Rio Verde (23 e 24/10) e Cáceres (28 e 29/10). Maior mobilização de responsabilidade social itinerante das estradas brasileiras e da América Latina, a caravana será realizada ao longo de dez meses. Serão percorridos 32 mil quilômetros, passando por 110 cidades de 22 estados e do Distrito Federal. Estão programadas 100 paradas em postos de serviço credenciados pela Rede de Excelência Siga Bem e atividades em tendas e carretas adaptadas.

A caravana pega a estrada com as equipes Eixo Norte e Eixo Sul, integradas por caminhões Mercedes-Benz, vans Sprinter e carros de apoio. Entre as atividades, há palestras técnicas, teatro, shows, ações de responsabilidade social e cidadania, serviços como corte de cabelo e massagem, test drives, espaço para reuniões e fechamento de negócios, premiações e o concurso de “Caminhoneiro do Ano”, direcionados a caminhoneiros e familiares. No Espaço da Saúde, o público poderá fazer testes de glicemia, medir pressão arterial, vacinar-se e fazer teste de HIV e sífilis.

Na Carreta Palco, será exibida a peça “O Cassino do Cupido”, que, pelo humor, busca conscientizar sobre a Lei Maria da Penha, criada para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Apresentações de corais, shows de dança, orquestras e projetos de todo o Brasil serão também realizadas nesse espaço.

Na Carreta de Palestras, integrantes da Polícia Rodoviária Federal falarão sobre direção segura. Já as instituições parceiras ONU Mulheres, Rede Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, além de representantes dos projetos Siga Bem Criança e Siga Bem Mulher, abordarão temas sociais. Entre eles: igualdade de gêneros e o empoderamento da mulher; combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e à violência contra as mulheres; canais gratuitos de denúncia, como o “Disque 180” (relacionado à violência contra a mulher); e o “Disque 100″ (relativo a denúncias de violação de Direitos Humanos).

Na Carreta Lan, uma rede de computadores possibilitará aos caminhoneiros cadastrarem-se em promoções para ganhar kits de jaqueta, camiseta e mochila da Caravana 2015 e testar conhecimentos para concorrer a Caminhoneiro do Ano. Nessa disputa, o primeiro colocado ganhará um caminhão Mercedes-Benz Actros 2546. O segundo, um automóvel Smart e o terceiro, uma moto Honda e prêmios em dinheiro. Quem consumir R$ 500 em óleo diesel ou lubrificantes Lubrax nos postos credenciados pelo evento ou adquirir esse valor em veículos, peças e serviços na rede de concessionárias Mercedes-Benz, poderá concorrer a três caminhões Mercedes-Benz Atego 2430.

A iniciativa é patrocinada pela Petrobras por intermédio do Programa Petrobras Socioambiental, pela Petrobras Distribuidora e pela Mercedes-Benz, com apoio da Bridgestone Bandag.

Acesse no site de origem: Caravana Siga Bem 2015 chega nesta sexta-feira (16) a Mato Grosso (Expresso MT – 16/10/2015)