Caravana Siga Bem 2015 traz como tema a violência contra a mulher (Observatório do Terceiro Setor – 16/04/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

No próximo dia 23 de abril, em São Bernardo do Campo (SP), a Caravana Siga Bem abre oficialmente sua 9ª edição. O projeto irá visitar postos de combustível de mais de 100 cidades brasileiras, percorrendo 32 mil quilômetros de rodovias federais em 24 estados. Nesta edição, a Caravana levanta um novo tema para discussão: a violência contra a mulher.

Com o objetivo de contribuir para o combate a esse crime – que vitimou mais de 53 mil brasileiras apenas no ano passado – o projeto realizará durante todas as etapas diversas ações de conscientização junto ao público. Entre elas, a apresentação de uma peça teatral que utiliza elementos de comédia para falar sobre a Lei Maria da Penha, chamada “O Cassino do Cupido”. O projeto conta com o apoio da ONU Mulheres.

As etapas acontecem de abril deste ano a janeiro de 2016 e serão realizadas em postos de combustível de todo o país. Nelas, o público terá acesso a uma série de serviços gratuitos – como atendimento de saúde, corte de cabelo e massagem –, palestras educativas, apresentações culturais, shows, e muitas atividades.

A Caravana envolverá diretamente 70 profissionais durante 11 meses, de abril de 2015 a fevereiro de 2016, e terá, nos postos e concessionárias Mercedes-Benz, atividades de recreação para caminhoneiros e familiares, massagem, corte de cabelo, apresentação de peça teatral, shows de dança, coral, orquestra e palestras educativas da Polícia Rodoviária Federal. Haverá também o Espaço da Saúde, que contará com o apoio de profissionais especializados das Secretarias da Saúde dos municípios que serão visitados. Nele, os caminhoneiros poderão fazer testes de glicemia, verificar a pressão arterial, tomar vacina, fazer teste rápido de HIV e sífilis, além de outros serviços.

A ação envolve ainda palestras de conscientização, como: Siga Bem Criança, com a participação de profissionais da Rede Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Siga Bem Mulher, com profissionais da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; e workshops da Petrobras e da Mercedes, que abordarão assuntos sobre seus produtos e serviços. E, no encerramento de cada evento da Caravana Siga Bem, nos postos participantes, haverá, à noite, apresentações de teatro e música. As atividades serão realizadas das 11h às 21h.

Nana Soares

Acesse no site de origem: Caravana Siga Bem 2015 traz como tema a violência contra a mulher (Observatório do Terceiro Setor – 16/04/2015)