Cartilha sobre violência doméstica é lançada nesta terça-feira, 8/3 (TJDFT – 08/03/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O Centro Judiciário da Mulher do TJDFT participa, nesta terça-feira, 8/3, do lançamento nacional da cartilha intitulada “Vamos Conversar? – Cartilha de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar Contra as Mulheres”. O lançamento, que faz parte da programação da IV Semana Nacional Justiça Pela Paz em Casa, será realizado às 18h, no Teatro Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano,em Brasília. Após a cerimônia, haverá um concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

abertura IV semana justiça pela paz em casaA IV Semana da Mulher foi aberta oficialmente nessa segunda-feira, 7/3, em cerimônia realizada na Casa da Mulher Brasileira, que contou com a participação da desembargadora Carmelita Brasil, representando o Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira; do 2º Vice-Presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio; dos juízes coordenadores do Centro Judiciário da Mulher – CJM, Ben-Hur Viza e Carlos Bismarck; e de autoridades da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Ministério da Justiça, MPDFT, OAB, Defensoria Pública, Governo do Distrito Federal e ONU Mulheres, entre outras entidades. Ao abrir a cerimônia, a desembargadora Carmelita Brasil ressaltou que, com muito orgulho, o TJDFT sai à frente dando um relevo especial a essa ótica da paz, que é a paz em casa. A magistrada frisou que o Tribunal, além de dar uma atenção privilegiada ao cumprimento da Lei Maria da Penha, também vai às bases para construir uma sociedade mais fraterna e solidária, na qual não haja nenhuma questão de gênero capaz de suscitar conflito.

cartilha vamos conversarDurante a abertura da IV Semana da Mulher, foram assinados acordos entre os órgãos, com o propósito de divulgar a Lei Maria da Penha nas escolas e de ampliar o atendimento psicossocial e a atuação Provid, trabalho de Prevenção Orientada à Violência Doméstica.

Cartilha

A Cartilha, realizada pelo TJDFT em parceria com a Defensoria Pública do DF, GDF, MPDFT e ONU Mulheres, é feita em quadrinhos e aborda o tema da violência doméstica em linguagem simples e bastante didática. O objetivo da publicação é expor as várias formas de violência, apresentar a legislação voltada para a garantia dos direitos das mulheres e os serviços de atendimento com os quais elas podem contar. O lançamento da Cartilha conta com o apoio da Embaixada do Reino dos Países Baixos.

A Cartilha nasceu de uma proposta apresentada pelo juiz do Centro Judiciário da Mulher do TJDFT, Ben-Hur Viza, em março de 2015, com a finalidade de unir esforços e expertises para criar um trabalho conjunto. A publicação pretende, também, estimular a reflexão sobre o assunto, visando à desnaturalização da violência de gênero.

A Cartilha será apresentada ao público na Tarde de Cultura e Lazer, a ser realizada na quinta-feira, 15/3, no Cine Brasília, entre as 14h e 18h. Na ocasião, será exibido o longa metragem “Dissecando Antonieta” e um vídeo sobre a Cartilha, produzido especialmente para o evento.

Programação

A IV Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa é uma campanha de âmbito nacional idealizada pela ministra Carmen Lúcia, Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal – STF. O TJDFT aderiu à proposta e tem participado ativamente desde sua primeira edição. Nesta terça-feira, 8/3, oito servidores do CJM participam de Ação Mulher Vivendo em Paz, realizada na Rodoviária do Plano Piloto, ao lado de representantes da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher – DEAM, OAB e GDF. A ação visa esclarecer dúvidas do público e divulgar a Lei Maria da Penha.

Neste Dia Internacional da Mulher, um servidor do CJM proferiu palestra para operários da Construtora Barcellos, assinalando a importância da mudança de crenças machistas que levam à violência. Para um auditório atento, o palestrante lembrou que a violência é injustificável e que devem ser quebrados os padrões comportamentais de famílias onde, por várias gerações, as mulheres são agredidas. A programação da IV Semana da Mulher prossegue até sexta-feira, 11/3.

Acesse no site de origem: Cartilha sobre violência doméstica é lançada nesta terça-feira, 8/3 (TJDFT – 08/03/2016)