Casa da Mulher Brasileira do Ceará será inaugurada nesta sexta-feira (14)

Nesta sexta-feira (14), acontece a cerimônia de inauguração da Casa da Mulher Brasileira do Ceará. Construída e equipada pelo Governo Federal, a partir de iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), a Casa da Mulher Brasileira é uma ferramenta de suporte para as mulheres em situação de violência. O equipamento possibilita o acolhimento e o encaminhamento da denúncia de forma ágil e especializada.

A Casa da Mulher Brasileira faz parte do Programa Mulher Viver sem Violência e representa uma inovação em termos de gestão, pois reúne em um único espaço o Juizado Especial, o Núcleo Especializado da Promotoria, o Núcleo Especializado da Defensoria Pública, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, alojamento de passagem, brinquedoteca, apoio psicossocial e capacitação para autonomia econômica.

Por meio da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, do MDH, o governo federal investiu 9,4 milhões de reais na construção e equipagem da casa da Mulher do Ceará. Soma-se ao montante mais 8 milhões, a título de manutenção, que estão sendo liberados por meio de convênio celebrado entre os Governo Federal e Estadual.

“A inauguração do equipamento representa um avanço nas políticas de enfrentamento à violência contra a mulher. São 7 casas em todo o Brasil e esta é a segunda que entregamos para a região nordeste”, destaca o Ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha.

A cerimônia contará presença do Ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha; do governador do Ceará, Camilo Santana; da Secretária Nacional de Políticas para Mulheres do MDH, Andreza Colatto, do presidente do Senado, Eunício Oliveira e da Procuradora da Mulher, Gorete Pereira, entre outras autoridades.

“A entrega da Casa da Mulher Brasileira é um marco importante no processo de enfrentamento a violência no Estado que recebeu mais de 1.400 denúncias de violência contra mulher, no primeiro semestre de 2018”, ressalta Andreza Colatto.

O governo estadual será o responsável pela administração da casa que conta com Comitê Gestor, formado por representantes do Governo Federal, Estadual, Ministério Público e poder Judiciário.

“Este local é um sonho, uma luta, uma política pública importantíssima. São vários serviços oferecidos dentro da Casa da Mulher Brasileira, priorizando o atendimento humanizado e resguardando os direitos das mulheres em situação de violência. O objetivo é proporcionar suporte necessário para que sejam oferecidas as orientações necessárias” reforçou o governador, Camilo Santana.

Dados do Ligue 180 – O balanço do primeiro semestre de 2018 do Ligue 180 indica que o Ceará registrou 1.431 denúncias de violência contra mulheres. O número é o 5º do Nordeste e as principais denúncias são relativas a cárcere privado, violência física, psicológica, obstétrica, sexual, moral, patrimonial, tráfico de pessoas e homicídio.

Serviço
Evento: Inauguração da Casa da Mulher Brasileira
Data: 14/12/2018
Horário: 16h
Local:  Rua Teles Sousa, S/N, Couto Fernandes – Fortaleza
Contato: Niege Neves (61) 98282-6391 / (85) 3466-4898

Acesse no site de origem: Casa da Mulher Brasileira do Ceará será inaugurada nesta sexta-feira (14) (MDH – 12/12/2018)