Casos de estupro em Nova Odessa caem 33,3% no 1º semestre de 2015 (G1 – 30/07/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Dados são da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo. Números de roubos e furtos de veículos também tiveram queda.

Os casos de estupro em Nova Odessa (SP) caíram 33,3% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado de São Paulo, de janeiro a junho deste ano ocorreram quatro estupros, contra seis em 2014.

Os números de roubos e furtos de veículos também tiveram queda de 21,9% e 27,3%, respectivamente, nos primeiros seis meses de 2015 em comparação aos mesmos meses de 2014. Já os roubos de carga diminuíram 12,5%. Entre janeiro e junho deste ano foram registrados 32 roubos de veículos, contra 41 no mesmo período do ano passado. Já os casos de furtos de veículos caíram de 95 casos em 2014 para 69 neste ano.

Para o diretor-comandante da Guarda Municipal, Robson Fontes Paulo, a diminuição dos casos de furtos e roubos de veículos está diretamente ligada ao sistema de videomonitoramento implantado em Nova Odessa. “Nos últimos dois anos registramos queda nestes tipos de crime. O sistema de videomonitoramento que temos em nossa cidade proporciona um tempo de resposta excelente para o combate a estes tipos de delitos”, disse.

O sistema conta com 18 câmeras instaladas em diferentes pontos da cidade, entre ela, a área central e entradas e saídas do município.

O diretor-comandante afirmou ainda que, além de todo empenho da Administração, a população também pode auxiliar no combate ao crime por meio de denúncias, de forma anônima, pelo telefone 153. “Contamos sempre com ajuda de todos”, afirmou. A sede da Guarda está localizada na Praça Ângelo Paulon, nº 7, bairro Santa Rosa.

Novo sistema
Nova Odessa está em fase final de testes para implementação do sistema de radiocomunicação por georreferenciamento, projeto que moderniza o sistema de rádios tanto das viaturas quanto dos patrulheiros. O investimento do projeto é de R$ 198 mil.

“Nova Odessa é a primeira cidade da Região Metropolitana de Campinas (SP) a concluir a implantação deste projeto e será mais uma ferramenta para o combate à criminalidade”, afirmou Paulo.

O sistema de radiocomunicação por georreferenciamento é um projeto da Agência Metropolitana de Campinas (AgemCamp), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Governo do Estado de São Paulo, que será implantado em outras cidades da RMC.

Acesse no site de origem: Casos de estupro em Nova Odessa caem 33,3% no 1º semestre de 2015 (G1 – 30/07/2015)