Casos de estupro no DF caem no primeiro semestre (Agência Brasília – 10/07/2013)

Foram registradas no DF 70 ocorrências de estupro em junho de 2013, 25,5% menos que no mesmo período do ano passado, quando o total foi de 94 casos, de acordo com informações divulgadas hoje pela Secretaria de Segurança do DF.

Apesar da constante queda dos casos de estupro, este crime continua a nos preocupar, dado que, na maioria dos casos, os crimes ocorrem dentro das residências, e os autores possuem vínculos com as vítimas, o que dificulta a prevenção e o combate deste delito”, explicou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

O relatório sobre os casos de estupro divide-se em duas partes, a primeira sobre a incidência de ocorrências e a segunda sobre as 78 vítimas envolvidas nas denúncias investigadas e concluídas pela Polícia Civil este ano.

Segundo o estudo, 78,2% das vítimas foram violentadas por pessoas com as quais possuíam vínculos, e 67,9% dos casos registrados aconteceram na residência de um dos dois.

Ainda de acordo com os dados, 75,6% das vítimas têm até 17 anos de idade, e 26,9% são crianças entre 9 e 13 anos.

Ceilândia é a cidade que mais concentrou ocorrências (17,1%), seguida de São Sebastião, Taguatinga, Planaltina e Brasília, que respondem por um total de 52,9% dos casos.

DENÚNCIA

A Secretaria de Segurança Pública orienta as vítimas a registrarem a ocorrência imediatamente após o ato para facilitar a prisão do autor e evitar que novas pessoas sejam alvo do criminoso.

A intenção da pasta é aumentar os números dos registros, pois o estudo revela que 20% das pessoas violentadas deixam para registrar a ocorrência apenas um ano após o ocorrido, e apenas 38,6% vão à delegacia no mesmo dia da violência.

Acesse no site de origem: Casos de estupro no DF caem no primeiro semestre (Agência Brasília – 10/07/2013)