Casos de violência contra mulher aumentam em Santarém (G1/Pará – 26/11/2013)

Em Santarém, oeste do Pará, até o mês de novembro, a Delegacia da Mulher registrou 479 casos de violência contra a mulher, os quais foram feitos procedimentos para inquérito policial. De acordo com a delegada, Andreza Alves, até o final deste ano os números podem ultrapassar o registro de 2012, que foi 484 casos.

A maioria dos casos é referente à ameaça, injúria e lesão corporal de natureza leve. Os dados também mostram que, geralmente, a agressão é proveniente do marido, namorado ou companheiro.

A delegada acredita que esse aumento é devido à conscientização das mulheres. “Esses números são fora os atendimentos e ocorrências que não geram procedimento. Elas estão denunciando mais, por menor que seja o motivo. A divulgação do atendimento da instituição e a conscientização da medida protetiva podem estar levando ao aumento de denúncias. Mas às vezes, tem casos em que depois que é dado encaminhamento ao procedimento, a vítima quer cancelar, mas não tem como”.

Segundo a delegada, a demanda de denúncias é grande, mas não há muitos casos graves, como por exemplo, tentativa de homicídios. Ela orienta que a mulher vítima de algum tipo de agressão procure atendimento no Pro Paz Integrado, para tomar as providências legais.

Após fazerem a denúncia, as vítimas são encaminhadas para o Centro de Referência Maria do Pará, onde recebem atendimento psicossocial e é realizado o acompanhamento familiar.

Acesse no site de origem: Casos de violência contra mulher aumentam em Santarém (G1/Pará – 26/11/2013)