CCPJ-Rio apresenta peça e promove o lançamento do projeto ‘POR ELAS’ (TJRJ – 23/01/2017)

Na abertura da agenda cultural de 2017, o Centro Cultural do Poder Judiciário do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio) vai apresentar a leitura da peça inédita “POR ELAS”, na próxima quinta-feira, 26, às 19h, na Sala Multiuso do CCPJ-Rio, localizada no pavimento térreo do Antigo Palácio da Justiça, na Rua Dom Manuel, 29, Centro (atrás do Fórum). Na ocasião, será realizado um debate com as juízas Andréa Pachá, titular da 4ª Vara de Órfãos e Sucessões e Adriana Ramos de Mello, auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e titular do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

O espetáculo marca o lançamento do projeto “Por Elas” e se propõe a sensibilizar o público para a questão da violência contra a mulher. O objetivo é promover a reflexão sobre o tema, a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica pela sociedade brasileira. Inspirada em casos reais, a peça escrita pelo advogado e dramaturgo Ricardo Leite Lopes e pela diretora do espetáculo Sílvia Monte, também idealizadora do projeto, aborda a realidade de mulheres que sofrem violência na relação com seus parceiros e as dificuldades psíquicas, jurídicas, familiares, sociais e culturais encontradas para conseguirem romper o “ciclo da violência”.

O elenco reúne sete atrizes: Amanda Grimaldi Lerias, Dulce Penna, Flávia Botelho, Paula Sandroni, Renata Guida, Renata Leobons, Rosana Prazeres e o ator Lucas Gouvêa, que interpreta os diversos personagens masculinos. As mulheres são desconhecidas entre si, de idades variadas, de diferentes classes sociais, credos e visões de mundo. Em comum, elas têm relações violentas com seus parceiros e estão reunidas, numa sala, para contar suas histórias. Conforme os relatos vão ocorrendo, os conflitos, preconceitos, a dor e a própria violência surgem no grupo. Ao final, uma revelação inesperada ou, apenas, anunciada, mas silenciada pela sociedade.

“POR ELAS” é oriunda do programa “Teatro na Justiça”, que vem sendo desenvolvido no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro há 17 anos. Programa de artes cênicas que se propõe refletir sobre temas de Justiça e de Direito e da relação entre teatro e justiça. Sob a forma de leitura, a peça foi apresentada em 2016 em duas ocasiões diversas: em 28 de novembro, no “Ciclo de Leitura Dramatizada do Teatro na Justiça” ¿ na abertura da “VI Semana da Justiça pela Paz em Casa” e em 8 de dezembro, na programação cultural do “Dia da Justiça”, ambas promovidas pelo Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio).

Serviço:

Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio)

“Teatro na Justiça” – “Ciclo de Leitura Dramatizada”

Peça: “POR ELAS” – Texto inédito

De: Ricardo Leite Lopes e Sílvia Monte

Direção: Sílvia Monte

Elenco: Amanda Grimaldi, Dulce Penna, Flávia Botelho, Paula Sandroni, Renata Leobons, Renata Guida, Rosana Prazeres e Lucas Gouvêa.

Dia: 26/1, quinta-feira, às 19h / Entrada Franca / Distribuição de senhas: 18h30

Após o espetáculo haverá debate com a participação das juízas Andréa Pachá e Adriana Ramos de Mello, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ)

Recomendação Etária: 14 anos

Local: Sala Multiuso do CCPJ-Rio

Antigo Palácio da Justiça

Rua Dom Manuel, 29, Térreo, Centro, Rio de Janeiro-RJ

Telefones: 55 21 3133-3366 / 3133-3368

Fonte: CCPJ-RJ

Acesse no site de origem: CCPJ-Rio apresenta peça e promove o lançamento do projeto ‘POR ELAS’ (TJRJ – 23/01/2017)