Clique 180: Novo aplicativo no combate à violência contra a mulher (Câmara do RJ – 12/06/2014)

Lançamento da Campanha Nacional Violência Contra as Mulheres - Eu ligo na Câmara do Rio de Janeiro (Foto: ASCOM CMRJ)

Lançamento da Campanha Nacional Violência Contra as Mulheres – Eu ligo na Câmara do Rio de Janeiro (Foto: ASCOM CMRJ)

Uma solenidade no Plenário da Câmara do Rio foi palco para o lançamento do aplicativo para celular Clique 180, no âmbito municipal. O programa, desenvolvido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), em parceria com a ONU Mulheres e Instituto Pereira Passos, visa incentivar pessoas que presenciarem algum tipo de agressão a fazer as denúncias por meio da Central de Atendimento Disque 180. Ainda no mesmo evento foi lançada a Campanha Nacional Violência Contra as Mulheres – Eu ligo. A iniciativa foi da Comissão Permanente de Defesa da Mulher, integrada pelas vereadoras Tânia Bastos (PRB), Vera Lins (PP) e Leila do Flamengo (PMDB).

O aplicativo oferece informações sobre o que fazer em caso de violência contra as mulheres. Com ele, as vítimas e testemunhas podem fazer denúncias por meio do tablet ou smarthphone. O Clique 180 permite acesso direto à Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) e reforça o conceito de tolerância zero à violência contra a mulher, apresentando um instrumento disponível a todos que não a aceitam. Além do acesso à central da Secretaria, que recebe denúncias e fornece orientações, o aplicativo contém informações sobre os tipos de violência contra as mulheres, dados de localização dos serviços da Rede de Atendimento e sugestões de rota física para chegar até eles. Integram ainda o aplicativo conteúdos como a Lei Maria da Penha, por capítulos, e uma ferramenta colaborativa para mapear os locais das cidades que oferecem risco às mulheres.

No evento, a secretária especial de Políticas para as Mulheres do Município, Ana Maria Santos Rocha, destacou “a importância da campanha e do aplicativo em sensibilizar a opinião pública para os índices ainda crescentes e gritantes de violência contra a mulher, mesmo com os avanços da Lei Maria da Penha. É inadmissível que, em pleno século XXI, ainda tenhamos casos de violência contra a mulher. Estamos mostrando com essas campanhas que o Poder Público pode e deve meter a colher onde há violência contra a mulher”, disse Ana Rocha.

A Campanha Violência Contra as Mulheres – Eu ligo tem como objetivo incentivar pessoas a denunciarem casos de violências contra a mulher por meio da central de atendimento Disque 180. O projeto foi idealizado pela SPM/PR, com apoio dos ministérios das Cidades e Turismo. O aplicativo Clique 180 será permanente e está disponível para os sistemas IOS do Iphone e Android dos demais smartphones. Pode ser baixado na Apple Store ou no Google Play. Basta digitar Clique 180 e seguir os passos de instalação. O aplicativo está também na internet, no endereço eletrônico www.clique180.org.br, com as mesmas funções e informações.

Compuseram a Mesa de Honra do evento a secretária especial de Políticas para as Mulheres do Município, Ana Maria Santos Rocha, a subsecretária estadual de Direitos Humanos e Assistência Social, Jurema Batista, a desembargadora e presidente da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados de Violência Doméstica Familiar Contra a Mulher (CEJEM), Maria Regina Alves, a coordenadora da Central de Atendimento à Mulher Ligue 180 da SPM/PR, Laíza Spagna, a subsecretária estadual de Políticas para as Mulheres, Marta Dantas, a assessora de Comunicação da ONU Mulher, Thays Prado, e a deputada estadual e presidente da Comissão de Defesa da Mulher da ALERJ, Inês Pandeló.

“Nosso objetivo é que o Poder Público possa atuar em conjunto com toda a sociedade para que possamos gerar não somente uma imagem positiva do país mas, principalmente, uma mudança cultural em relação às nossas mulheres para que tenhamos uma sociedade mais justa”

Vereadora Tânia Bastos

Acesse no site de origem: Clique 180: Novo aplicativo no combate à violência contra a mulher (Câmara do RJ – 12/06/2014)