Comarca de Grajaú inaugura uso do botão do pânico e tornozeleira em cumpridores de medida cautelar (TJMA – 15/06/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O uso de tornozeleira eletrônica para monitorar o cumprimento de medidas cautelares e o uso do botão do pânico para resguardar a segurança de vítimas de violência doméstica passaram a ser uma realidade na última segunda-feira (13), na 2ª Vara da comarca da Grajaú.

Durante audiência realizada pelo juiz Alessandro Arrais Pereira (titular da 2ª Vara de Grajaú), dois réus assinaram termo de aceitação para uso do aparelho, além do termo de compromisso, no qual se submetem ao fiel cumprimento das medidas cautelares impostas, dentre elas, o uso de tornozeleira eletrônica.

Na mesma data, o juiz determinou a entrega do botão do pânico a uma jovem indígena Guajajara, vítima de violência doméstica cometida pelo seu companheiro. Na decisão o magistrado concedeu liberdade ao agressor, mas determinou o cumprimento de medidas cautelares, dentre elas, a distância mínima de 200 metros da ofendida, a ser monitorado pelo por meio do dispositivo eletrônico.

“O uso dos dispositivos eletrônicos constitui em uma liberdade vigiada, alternativa à prisão preventiva, contribuindo, portanto, para diminuir a população de presos provisórios, bem como um instrumento para melhor fiscalização do Estado quanto ao fiel cumprimento das medidas judiciais impostas”, informou o juiz da comarca.

Os beneficiados por tais medidas cautelares preencheram os requisitos legais para revogação das prisões, cabendo, conforme legislação vigente, a aplicação das medidas substitutivas de prisão. No caso de descumprimento das medidas, haverá a imediata revogação da liberdade provisória dos acusados beneficiados.
A Secretaria de Estado e Administração Penitenciária (Sejap), órgão responsável pela regularidade do monitoramento, garantiu o envio dos equipamentos eletrônicos somente a partir desta quarta-feira (15).

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

Acesse no site de origem: Comarca de Grajaú inaugura uso do botão do pânico e tornozeleira em cumpridores de medida cautelar (TJMA – 15/06/2016)