Comarcas de Rolim de Moura e Nova Brasilândia divulgam ações da Campanha pela Paz em casa (TJRO – 09/12/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Na comarca de Rolim de Moura foram realizadas 11 audiências preliminares e 2 instrutórias na Semana da Paz em Casa, de 30 de novembro a 4 de dezembro. A campanha recomendada pela ministra Carmem Lúcia e adotada por todos os tribunais brasileiros para combater a violência doméstica, ganhou além da intensificação de audiências específicas, ações de conscientização da sociedade.

Na noite do dia 3, por exemplo, o judiciário contou com a colaboração da Policia Militar, dos jovens do Clube de Desbravadores e da Fanfarra da Igreja Adventista do Sétimo Dia para a realização de um Pit Stop, no qual foram distribuídos material informativo a fim de conscientizar a população quanto aos efeitos negativos da Violência doméstica e familiar contra a mulher.

Também foi realiza na comarca, para marcar o encerramento da Semana, uma palestra no Plenário do Tribunal do Júri, sobre: “A violência doméstica e seus impactos no desenvolvimento psicológico de crianças e adolescentes”, e a explanação pelas autoridades presentes quanto a atuação de cada Instituição nos casos de violência doméstica, tendo a participação de acadêmicos dos cursos de Direito, Psicologia e Pedagogia.

A campanha realizada pela Vara Criminal, sob a orientação dos juízes Cláudia Vieira Maciel de Souza e Artur Augusto Leite Júnior, contou com a colaboração dos servidores do Tribunal de Justiça da Vara Criminal de Rolim de Moura e Coordenadoria de Informática, Núcleo Psicossocial do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Estado da Justiça, Conselho da Comunidade, OAB Seccional de Rolim de Moura.

Nova Brasilândia

Na comarca de Nova Brasilândia do Oeste, os técnicos do Núcleo Psicossocial, sob a coordenação e apoio dos juízes Denise Pipino Figueiredo e Artur Augusto Leite Júnior, também realizaram atividades da III Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, objetivando mobilizar, conscientizar e refletir juntamente com a comunidade local ações de ordem individual e comunitária no combate à violência contra a mulher.

A programação contou com a participação dos servidores do poder judiciário da comarca, que prestigiaram e contribuíram com conhecimentos pertinentes durante a apresentação de revistas virtuais, confeccionadas pelos alunos da escola Aurélio Buarque de Holanda.

Ainda na semana, foi realizada no dia 03/12, no período noturno, atividade de cunho orientador-reflexivo com os alunos da escola Alexandre de Gusmão, momento no qual foram apresentadas as revistas virtuais ao público presente, com ênfase na “Evolução dos Direitos das Mulheres no decorrer dos Tempos”, utilizando-se desta ferramenta para trabalhar os seguintes aspectos: Violência de gênero em seu processo socio-histórico e cultural; A violência como fenômeno multifatorial; consequências psicológicas para as vítimas; dificuldades na ruptura do complô do silêncio e ciclo de violências; empoderamento do gênero feminino como protagonista social e transformador de sua realidade, entre outros.

As atividades tiveram como objetivo primordial municiar os participantes de conhecimentos, reflexão e sensibilidade em prol de relacionamentos mais humanizados, no intuito de cada participante se potencializar enquanto protagonista e multiplicador de interações norteadas pelo respeito, zelo e dignidade da pessoa humana, acreditando-se ser esse o caminho a ser trilhado rumo à construção e solidificação da Paz como pilar central na instituição família.

Assessoria de Comunicação Institucional

Acesse no site de origem: Comarcas de Rolim de Moura e Nova Brasilândia divulgam ações da Campanha pela Paz em casa (TJRO – 09/12/2015)