Combate à violência é tema de campanha em escolas públicas (Gov/Acre – 12/07/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

“Eu vi meu pai bater na minha mãe por muito tempo, sem poder fazer nada, a não ser crescer e tratar melhor as mulheres.” O relato é do adolescente Antony da Silva, de 14 anos, aluno do 9º ano da Escola Pública Estadual Berta Vieira de Andrade, no bairro São Francisco, em Rio Branco. O fato não é isolado, pois outras histórias parecidas se repetem na comunidade escolar.

Na Escola Berta Vieira, 176 alunos foram contemplados com o kit da campanha “Quem Ama Abraça” (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Na Escola Berta Vieira, 176 alunos foram contemplados com o kit da campanha “Quem Ama Abraça” (Foto: Diego Gurgel/Secom)

É com o objetivo de mudar essa realidade que a campanha “Quem Ama Abraça”, lançada em abril deste ano e promovida pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e pelo Instituto Magna Mater, em parceria com os governos estaduais, atende atualmente duas escolas na capital.

“O projeto é piloto, e nessa fase inicial vamos capacitar os professores e sensibilizar os estudantes por meio de atividades escolares que envolvam e discutam o problema da violência na sociedade”, disse a secretária de Estado de Política para as Mulheres, Concita Maia.

De cunho nacional, a campanha é coordenada no Acre pelas secretarias de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) e de Educação e Esporte (SEE). Na tarde desta terça-feira, 12, alunos dos 9º anos das escolas públicas Berta Vieira e Lindaura Martins Leitão receberam quites educativos da campanha.

No material, que contém uma mochila, CD, gibis, adesivos e um chaveiro, o desejo da mudança de paradigmas e desconstrução de preconceitos e estereótipos em relação às meninas e mulheres que geram a violência de gênero.

“Precisamos conscientizar não somente as mulheres, mas também crianças e jovens, por meio da educação, sobre a questão da violência doméstica. Queremos falar para todas as pessoas, para que elas possam reproduzir uma cultura de paz, da não violência”, declarou Concita Maia.

Por Ludmilla Santos

Acesse no site de origem: Combate à violência é tema de campanha em escolas públicas (Gov/Acre – 12/07/2016)