COMESP promove debate sobre o combate à violência doméstica pelo empoderamento econômico (TJSP – 26/09/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp) promoveu hoje (26), em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, uma roda de conversa sobre o combate à violência doméstica por meio do empoderamento econômico das vítimas, no Fórum João Mendes Júnior.

O evento reuniu magistrados, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Secretaria Municipal de Políticas Para as Mulheres – instituições que compõem a Campanha Compromisso e Atitude – e a Sociedade Civil Turma do Bem.

A convidada americana, Ludy Green, é uma das maiores especialistas do mundo no tema de violência contra mulheres e crianças. Ela falou sobre a importância da autonomia financeira para quebrar o ciclo de relacionamentos abusivos, fator que ajuda a manter as vítimas de violência e tráfico de pessoas em cativeiro.

A coordenadora da Comesp, desembargadora Angélica de Maria Mello de Almeida, agradeceu a presença de todos no evento. “Recebemos com muita a alegria a presença de todos os convidados comprometidos com os Direitos Humanos e a violência de gênero. A Coordenadoria da Mulher tem muita satisfação em acolhê-los aqui nessa reflexão sobre o tema e na oportunidade de compartilhar experiências sobre o assunto”, disse.

Também estiveram presentes os juízes Teresa Cristina Cabral Santana Rodrigues dos Santos (2ª Vara Criminal de Santo André e integrante da Comesp), Tatiane Moreira Lima (Vara da Região Oeste de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Foro Regional do Butantã), Érica Marcelina Cruz (Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Suzano) e Hugo Leandro Maranzano (Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Sorocaba); o diretor de relacionamento da Turma do Bem, Hilário Rocha; a conselheira seccional e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Kátia Boulos; a adida de imprensa do consulado americano, Mariju Bofill; a assessora cultural Elisabete Nishi; as intérpretes de conferência Denise Kato e Christiana Danemann; e as integrantes da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres da Cidade de São Paulo Maria Cristina Corral e Carolina Vieira da Costa.

Painel – No período da tarde, a juíza Teresa Cristina Cabral Santana Rodrigues dos Santos representou a Comesp em uma exposição sobre o tema realizada no Palácio dos Bandeirantes. O evento foi aberto ao público e contou com o apoio da Assessoria de Cooperação Internacional e do Governo do Estado de São Paulo.

Comunicação Social TJSP – AG (texto) / KS (foto)

Acesse no site de origem: COMESP promove debate sobre o combate à violência doméstica pelo empoderamento econômico (TJSP – 26/09/2016)