Comissão de Constituição e Justiça define relatoria de PL que insere Lei Maria da Penha no currículo escolar (ALEAC- 21/03/2017)

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) se reuniu nesta terça-feira (21) para definir a relatoria de projetos que tramitam no Parlamento. Entre as matérias distribuídas, está o Projeto de Lei (PL) nº 16/2017, de autoria da deputada Doutora Juliana (PRB), que inclui no ensino estadual, como tema transversal, a Lei Maria da Penha. A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) será a relatora da matéria na Comissão.

De acordo com a autora da proposta, “mesmo com avanços significativos na legislação que tutela os direitos da mulher, principalmente o direito à vida, a dura realidade parece ignorar a letra da lei, gerando a sensação de que a violência contra o gênero feminino se trata de uma cultura”. Nesse sentido, a parlamentar realça a necessidade de abordar o tema em sala de aula, utilizando métodos compatíveis com a faixa etária dos estudantes.

Além dessa propositura, os membros da Comissão aprovaram a Moção de Pesar pelo falecimento do servidor público da Aleac Moisaniel Lima Gouveia. A matéria é de autoria do deputado Lourival Marques (PT) e também teve como relatora a deputada Eliane Sinhasique (PMDB).

Ao encerrar os trabalhos, o presidente da CCJR, deputado Heitor Júnior (PDT), argumentou que a Comissão está atenta a todas os assuntos que tramitam na Casa Legislativa. “Estamos sempre empenhados em fazer o melhor. Aqui todas as matérias são analisadas pela constitucionalidade e caso não esteja em acordo com a nossa Constituição, certamente não poderá seguir adiante”, pontua ele.

José Pinheiro
Agência Aleac

Acesse no site de origem: Comissão de Constituição e Justiça define relatoria de PL que insere Lei Maria da Penha no currículo escolar (ALEAC- 21/03/2017)