Comissão debate implantação de Casas da Mulher Brasileira contra violência (Câmara Notícias – 08/06/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher promove audiência pública amanhã, às 14 horas, para discutir a implantação das Casas da Mulher Brasileira em todos os estados do País, os avanços da Lei Maria da Penha e as dificuldades na implantação de medidas destinadas à erradicação da violência.

A Casa da Mulher Brasileira, idealizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, integra no mesmo espaço serviços especializados para atender vítimas de violência: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes. Hoje, há duas unidades em funcionamento no País: em Campo Grande e em Brasília.

Segundo a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que solicitou a audiência, as denúncias de violência contra a mulher aumentaram em 40% em 2014. São mais de 1.300 queixas por dia, sendo a maioria (51,6%) de violência física.

Foram convidados para o debate:

  • a secretária de Enfrentamento à Violência da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Aparecida Gonçalves;
  • o coordenador do Núcleo de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Thiago Pierobom de Ávila;
  • a delegada chefe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher do Distrito Federal, Ana Cristina Melo Santiago;
  • a coordenadora da União Brasileira de Mulheres, Lúcia Helena Rincón Afonso; e
  • a professora da Universidade de Brasília Antonia de Jesus Angulo Tuesta.

A audiência será no plenário 9 da ala senador Alexandre Costa, no Senado Federal.

Acesse no site de origem: Comissão debate implantação de Casas da Mulher Brasileira contra violência (Câmara Notícias – 08/06/2015)