Comitiva da ONU visita a Casa da Mulher Brasileira de Brasília

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

(SPM-PR – 20/11/2015) A diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, visitou nesta quinta-feira (19/11) a Casa da Mulher Brasileira de Brasília, acompanhada da Secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci; da primeira-dama do Distrito Federal, Márcia Rollemberg; e da Ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes. Após conhecer os serviços oferecidos pela Casa, a representante da ONU disse que a organização busca as melhores práticas para expandí-las para outros países.

“E pelo que vejo aqui, esta é uma prática que pode ser levada para outros países. O mundo depende de vocês”, disse, dirigindo-se aos profissionais que trabalham na Casa. Phumzile Mlambo-Ngcuka afirmou que a violência contra a mulher é uma realidade presente em todos os países e que tem ouvido relatos de diversos chefes de estado com quem se encontrou nos últimos anos.

Eleonora Menicucci destacou a importância da ação que “acolhe e liberta” a mulher do ciclo de violência, ao oferecer um atendimento integrado e humanizado. A Ministra Nilma Lino Gomes- que disse que a Casa da Mulher Brasileira deve inspirar outros lugares do mundo e que sirva de exemplo “para que possamos trocar experiências para superar a violência contra a mulher”.

A secretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM, Aparecida Gonçalves, esteve lado a lado da diretora executiva da ONU durante toda a visita, explicando os serviços, desde o acolhimento, passando pela Delegacia da Mulher (Deam), Defensoria, Juizado, alojamento, autonomia econômica e brinquedoteca.

O juiz Carlos Bismark- do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania da Mulher em situação de violência doméstica e familiar- explicou o funcionamento de uma audiência, realizada pelo Juizado Especializado em Violência Doméstica. A delegada da Mulher Ana Cristina Santiago mostrou a rotina da delegacia no atendimento à mulher em situação de violência.

Márcia Rollemberg disse que o Governo de Brasília está empenhado para que a unidade da Capital federal torne-se referência para todo o país. A assistente social do Ministério Público Izis Morais aproveitou a oportunidade para agradecer, em nome dos funcionários, a visita e convidou todos a participar de atividade que acontecerá na Casa no próximo dia 02 de dezembro, promovida pela Rede de Proteção às Mulheres do DF e Entorno, dentro da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

Também participou da visita a diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho, e a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, e as coordenadoras da Casa, Arlene Morais e Silvania Matilde.

Comunicação Social
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM

Acesse no site de origem: Comitiva da ONU visita a Casa da Mulher Brasileira de Brasília (SPM-PR – 20/11/2015)