Conferência e seminário debatem políticas para as mulheres em Canoas/RS (Jornal Correio de Notícias – 20/08/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A terceira edição da Conferência Municipal de Políticas para Mulheres lotou a Casa dos Conselhos nesta quarta-feira, 19 de agosto. A abertura contou com a presença da coordenadora da Coordenadoria da Mulher de Esteio, Clóris Oliveira Bierhals, e da presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (Comdim), Vera Lúcia da Silva (Tita). Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, a Conferência teve a atualização do Plano Municipal de Política para as Mulheres como atividade principal.

Nesta espírito, a presidente do Comdim convocou as integrantes do conselho a se apresentarem para o público. “Gostaria que viessem aqui para a frente, porque nada neste conselho se faz sozinha”, disse Tita.

O debate teve a presença de Lurdes Santin, integrante da Coordenadoria da Mulher de Canoas, e da ativista Helena Bonumá, da ONG Guayí. A Conferência Municipal é preparatória para a Conferência Nacional, que será realizada em Brasília de 15 a 18 de março de 2016.

Seminário marca encerramento de projeto de enfrentamento à violência

Na noite da terça-feira, 18 de agosto, também na Casa dos Conselhos, o seminário “Sistema Público de Proteção e Enfrentamento à Situação de Violência contra Mulheres e Meninas” marcou o encerramento do projeto de mesmo nome, realizado no Município. O objetivo era falar sobre o sistema de proteção à mulher vítima de violência e sobre a importância da rede municipal dialogar com instituições estaduais e de cidades vizinhas.

“Este é um momento importante para compartilhar experiências e informações para enfrentar as situações de violência contra a mulher. Juntos, com todos comprometidos, poderemos construir um sistema de proteção para superar este desafio”, afirmou o prefeito Gilmar na abertura do seminário.

Promovido pela ONG Guayí, com apoio da Coordenadoria da Mulher de Esteio, o evento teve um debate com a participação do coordenador da Coordenadoria das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, José Luís Leal Vieira, da coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher – Centro de Referência em Direitos Humanos da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, Lísia Mostardeiro, da diretora do Departamento de Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Patrícia Sanchotene, e da diretora do Departamento de Politicas para as Mulheres da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Salma Farias Valencio.

Acesse no site de origem: Conferência e seminário debatem políticas para as mulheres em Canoas/RS (Jornal Correio de Notícias – 20/08/2015)