Congresso IBDFAM “Violação contra a família: violação dos direitos humanos” – Aracaju/ Sergipe, 03 a 05/09/2014

Filipeta do Congresso IBDFAM SE

A violência doméstica, fenômeno complexo, de causas múltiplas, revela-se através de várias molduras, expressando-se por diversas formas que não se excluem mutuamente – física, moral, psicológica, patrimonial, sexual, institucional. Nessa seara, não podemos deixar de destacar o papel de fatores como poder, hierarquia, autoridade, impunidade, ainda presentes na vida pública e refletidas na experiência da vida privada.

As consequências da violência doméstica são devastadoras para mulheres, crianças, adolescentes, idosos, vítimas diretas ou indiretas dessas agressões: vão muito além dos atos violentos e de seus efeitos imediatos, gerando uma reprodução geracional dessa violência. Repetimos sempre: a violência doméstica é um problema de todos nós e as intervenções do
Estado precisam ir muito além da responsabilização criminal do autor. Sem dúvida, a violência doméstica é violência contra a família.

A violência doméstica e intrafamiliar se manifestam ainda sob outras formas, atingindo todos os membros da família, e dentre elas pode-se observar ainda a Alienação Parental. Os danos causados às crianças e aos adolescentes, decorrentes desse grave problema, repercutiram em várias áreas das ciências provocando assim o interesse pelo estudo do tema.
Outra temática que se faz presente, em razão da grave violação dos direitos de crianças e adolescentes é o relacionado ao trabalho infantil, frente ao ordenamento jurídico nacional e internacional, em razão dos aspectos socioculturais que envolvem essa questão.

PÚBLICO-ALVO:
Operadores do Direito, Professores, Educadores Sociais, Assistentes Sociais, Psicólogos, Estudantes, Membros de Conselhos, Integrantes da Rede de Atendimento e demais interessados.

 CARGA HORÁRIA PARA FORNECIMENTO DE CERTFICADOS
Congresso: 12 horas
Minicursos: 04 horas cada.

Acesse a programação e informações sobre inscrição e forma de pagamento

Ficha de Inscrição do Congresso IBDFAMSE