Conheça os vencedores do concurso de frases sobre machismo e violência contra a mulher (MPPR – 27/02/2015)

O Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero (Nupige), do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, divulgou nesta sexta-feira, 27 de fevereiro, os finalistas do concurso de frases “Machismo e violência contra a mulher”. Conheça as frases vencedoras, de um total de 276 trabalhos inscritos.

Com o objetivo de promover a reflexão sobre a questão de gênero e a importância da desconstrução da cultura do machismo para o enfrentamento à violência contra a mulher, a iniciativa recebeu a participação de membros, servidores e estagiários do Ministério Público do Estado Paraná, do Tribunal de Justiça do Estado Paraná, da Defensoria Pública do Estado do Paraná, de integrantes da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e de advogados da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná.

Confira as frases vencedoras:

1º lugar – “Enquanto atitudes e discursos machistas forem considerados como simples força de expressão pela sociedade, a violência contra as mulheres será tolerada como força do hábito” (Mariana Müllich, servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná).

2º lugar – “Ele diz que sua saia está curta, você troca de saia. Ele diz que não gosta das suas amigas, você abandona suas amizades. Ele diz que prefere que você fique em casa, você larga o trabalho de que gostava. Talvez ele nunca lhe bata. Mas precisa?” (Vanessa Flasmo de Oliveira Correa, servidora do TJ-PR).

3º lugar – “Machismo: apague a palavra que reescreve a todo momento histórias de violência contra a mulher” (Andréa Maria dos Santos Meister, advogada).

Premiação – A cerimônia de premiação ocorrerá durante evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, que será realizado pelo Ministério Público do Paraná na manhã do dia 16 de março, em Curitiba. Os autores das frases vencedoras receberão: um I Phone 5s Apple (1º colocado), um I Pad Air (2º colocado) e um I Pod Nano Apple (3º colocado). Os prêmios foram patrocinados pela Itaipu Binacional.

Programe-se – Promovido pelo CAOP de Proteção aos Direitos Humanos, por meio do Nupige, o evento “Aspectos práticos do enfrentamento à violência de gênero: causas e origens da violência contra a mulher”, pretende incentivar a reflexão sobre a relação entre o machismo e as agressões praticadas contra as mulheres, a fim de suscitar um novo olhar sobre os padrões de masculinidade, visando à prevenção da violência doméstica e familiar.

O evento terá início às 8h30min, do dia 16 de março, no auditório do edifício-sede do MP-PR em Curitiba (R. Marechal Hermes, 751, Centro Cívico). A participação é aberta aos interessados e as inscrições podem ser feitas, pela internet, no site do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).

Acesse no site de origem: Conheça os vencedores do concurso de frases sobre machismo e violência contra a mulher (MPPR – 27/02/2015)