Conscientização com cultura: espaços do TJRJ anunciam programação para semana da ‘Justiça pela Paz em Casa’ (TJRJ – 05/03/2015)

Os espaços culturais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) – Museu da Justiça, Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ) e Biblioteca – estão mobilizados e já contam com uma agenda repleta de atrações para a semana da “Justiça pela Paz em Casa”, campanha nacional do Poder Judiciário para conscientizar a sociedade sobre a violência cometida contra a mulher.

CCPJ: debates, concertos e teatro

O Centro Cultural do Poder Judiciário vai contar com uma série de eventos. Na segunda-feira, dia 9, às 18h30m, haverá uma tribuna livre com o tema que dá nome à semana especial. O palestrante será o psicanalista Paulo Becker.

Na terça, dia 10, é a vez da pianista Carol Murta Ribeira se apresentar em concerto. O evento será no Salão Nobre da Presidência, às 19h.

Na quarta-feira, dia 11, o público vai se emocionar com a contação de histórias de Gabriel Santana, que vai narrar “A menina da caixa de fósforos”, uma adaptação do conto de mesmo nome de Hans Christian Andersen. O evento será na Sala Multiuso, em duas sessões: 10h e 14h.

Na quinta-feira, dia 12, o CCPJ exibe o filme espanhol “Pelos Meus Olhos”. Em seguida, haverá um debate com a participação da psicóloga e terapeuta de casal, Maria Cristina Werner.

Museu da Justiça: exposição e visitas guiadas

O Museu da Justiça do Rio terá visitas guiadas pelo Antigo Palácio da Justiça entre segunda e sexta-feira, das 10h às 18h. Os visitantes poderão conhecer os espaços históricos do Judiciário, como os salões do Tribunal do Júri e Tribunal Pleno, além da Biblioteca de Obras Raras, a Câmara Isolada e as Salas de Ambientação.

No Salão dos Espelhos, destaque para o lançamento da exposição “Mulher, Direito e Sociedade”, aberta ao público até às 19h.

Biblioteca do TJRJ: painel sobre Lei Maria da Penha e exposição

A Biblioteca do TJRJ também vai lançar uma exposição, que irá funcionar na semana da “Justiça pela Paz em Casa”. Intitulada “Violência contra a Mulher”, a mostra terá obras literárias que serão apresentadas ao público.

No dia 12, quinta-feira, haverá uma edição do Café com Conhecimento e lançamento da Revista Jurídica. O tema do encontro: “Lei Maria da Penha: um avanço na proteção das vítimas de violência doméstica e familiar” e a palestrante é a juíza em exercício do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Maria Daniella Binato de Castro.

Durante o Café com Conhecimento, será lançada a 11ª edição da Revista Jurídica, que vai tratar do mesmo tema. Também será publicada uma edição especial do Caderno de Ementários envolvendo o tema violência doméstica.

Acesse no site de origem: Conscientização com cultura: espaços do TJRJ anunciam programação para semana da ‘Justiça pela Paz em Casa’ (TJRJ – 05/03/2015)