Conselheiros das Nações Unidas visitam Casa da Mulher Brasileira de Brasília (SPM – 08/05/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Membros do Conselho Diretor da Fundação das Nações Unidas (United Nations Fundation) visitaram, nesta quinta-feira (07/05), as obras da Casa da Mulher Brasileira de Brasília. O Conselho tem a prática de selecionar um projeto social ou experiência inovadora em algum lugar do mundo para visitar. Este ano, o Brasil e a Casa da Mulher Brasileira foram os escolhidos. A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Eleonora Menicucci; a secretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM/PR, Aparecida Gonçalves e a Secretária-Executiva da SPM/PR, Linda Goulart, receberam os conselheiros Ted Turner, Kathy Calvin, Fábio Barbosa, Gro Brundtland, Timothy Wirth, Muhammad Yunus, Rutherford Seydel e Elisabeth Cousens, além de outros 18 membros da comitiva e a representante do escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman. O projeto agradou à comitiva, que saiu da Casa com boas impressões.

“A Casa da Mulher Brasileira representa a integração entre a União, os estados, o Sistema Judiciário e o Ministério Público. É uma política ousada, diferente e avançada, que cumpre os preceitos da Lei Maria da Penha, implanta a lei e quebra a via crucis pela qual passam as vítimas da violência doméstica”, destacou a ministra. “Estamos salvando as mulheres da morte e prevenindo a violência contra elas”.

A visita foi acompanhada, também, pela primeira-dama do Distrito Federal, Márcia Rollenberg; pela secretária de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal, Marise Nogueira; e por representantes do Ministério das Relações Exteriores, do Banco do Brasil, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Defensoria Pública do Distrito Federal e da Polícia Civil.

Ministra e comitiva da UNF reúnem-se com a presidenta Dilma Rousseff Crédito: Roberto Stuckert Filho/PR

Ministra e comitiva da UNF reúnem-se com a presidenta Dilma Rousseff (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

 

Agenda dos Conselheiros das Nações Unidas em Brasília

A agenda dos conselheiros com a ministra Eleonora Menicucci teve início no Palácio do Planalto, quando foram recebidos pela presidenta Dilma Rousseff. Em seguida, realizaram reunião na Casa da ONU em Brasília sobre o programa “Mulher, Viver sem Violência” da SPM, do qual a Casa da Mulher Brasileira é uma das ações.

Na reunião, a ministra propôs a criação de um grupo de discussão por meio da internet para cooperação entre o governo brasileiro e as Nações Unidas. “Todas as opiniões serão bem-vindas”, reforçou a ministra. Segundo ela, o Brasil cumpriu os objetivos do milênio no que se refere ao combate à violência contra as mulheres, “mas é preciso avançar mais ainda em outras áreas, como a redução da mortalidade materna”.

Eleonora Menicucci falou sobre os instrumentos legais de enfrentamento à violência contra as mulheres: as leis Maria da Penha e do Feminicídio. Também esclareceu os seis eixos do programa “Mulher, Viver sem Violência”. Um deles é a Casa da Mulher Brasileira, que terá uma unidade em cada estado brasileiro, além do Distrito Federal. A primeira Casa foi inaugurada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e a segunda será a de Brasília.

Eleonora Menicucci ressaltou o trabalho das unidades móveis (ônibus e barcos) que levam informações e os serviços de atendimento às vítimas da violência doméstica para as mulheres do campo, das florestas e águas; do Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher; as campanhas de combate à violência contra as mulheres; e a Portaria Interministerial 288, que trata da humanização do atendimento às vítimas, a coleta e o armazenamento dos vestígios de violência sexual.

Comunicação Social

Acesse no site de origem: Conselheiros das Nações Unidas visitam Casa da Mulher Brasileira de Brasília (SPM – 08/05/2015)