Convênio entre TJSE e UFS permitirá construção de mapa da violência doméstica (TJSE – 28/01/2014)

Convênio firmado permitirá o levantamento estatístico de casos de violência contra a mulher no estado (Foto: Bruno César/ Dircom TJSE)

Convênio firmado permitirá o levantamento estatístico de casos de violência contra a mulher no estado (Foto: Bruno César/ Dircom TJSE)

O Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Desembargador Cláudio Dinart Déda Chagas assinou, nesta terça-feira, 28.01, convênio de parceria técnico-científica com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) para o levantamento de dados estatísticos nos processos de violência doméstica contra a mulher. A ação faz parte do Projeto Perfil socioeconômico da vítima e do autor de violência doméstica contra a mulher, da Coordenadoria da Mulher do TJSE.

O convênio será operacionalizado pelo Departamento de Estatística e Ciências Atuariais da UFS, através da cessão de estagiários curriculares. Além do aprendizado e formação prática, os estudantes contribuirão para a capacitação da equipe técnica do TJSE na construção e análise de indicadores referentes à violência doméstica contra a mulher, por meio de pesquisas oficiais utilizando seus próprios softwares estatísticos.

Segundo Kleber Oliveira, professor do Departamento de Estatísticas e Ciências Atuariais da UFS, o projeto terá início na grande Aracaju para depois abranger todo o Estado. “Nossos alunos irão às varas criminais fazer entrevistas não só com as mulheres agredidas, mas também com os agressores. Além disso, nós vamos construir um banco de dados com informações para ter um perfil mais detalhado desse tipo de crime que é o da violência contra a mulher”, relatou Kleber.

A previsão é de que os dados da pesquisa sejam divulgados em agosto deste ano. “É um convênio bastante importante e significativo para a Universidade. O Tribunal tem uma preocupação no que diz respeito às políticas públicas em relação à violência contra a mulher e a universidade tem o elemento fundamental que é o Departamento de Estatística, responsável por organizar esses dados. Assim, passamos a trabalhar com a razão nas ações, o que permite ter políticas públicas mais eficientes”, afirmou Dr. Ângelo Antoniolli, reitor da UFS.

O Poder Judiciário também está satisfeito com mais um convênio firmado com a Universidade. De acordo com o presidente do TJSE, Desembargador Cláudio Dinart Déda, “é uma iniciativa da Universidade e do Tribunal com o objetivo de visualizar o perfil dos autores de crime contra a mulher e o perfil das vítimas, para podermos realizar políticas públicas e sanar determinados problemas que existem naquela localidade”, disse o desembargador.

Acesse no site de origem: Convênio entre TJSE e UFS permitirá construção de mapa da violência doméstica (TJSE – 28/01/2014)