Coordenadoria da Mulher participa de Roda de Conversa com Mulheres de Terreiro (Capital Teresina – 22/03/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O objetivo das Rodas discutir a vida coletiva e resgatar as tradições de diferentes abordagens

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPM) participou nesse mês de março de nove Rodas de Conversa com Mulheres de Terreiro de Teresina, realizada através da Coordenação Estadual de Mulheres de Terreiros do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro Brasileira (CENARAB-PI).

A Roda de Conversa com as Mulheres de Terreiro, “Em defesa dos Direitos das Mulheres de Terreiro”, discutiu o tema “Violência contra as Mulheres”. O evento aconteceu no Centro Espírita Casa de Yemanjá do Pai Tony, bairro Dirceu II, Tenda Espírita Monte Serrado Mãe Ester, localizado bairro Francisco Marreiros, em Teresina.

A assessora jurídica Maria Helena participou do momento, esclarecendo o conteúdo da Lei Maria da Penha, pontuando a articulação da Rede de Atendimento para as Mulheres em Situação de Violência. “Vamos refletir, chegar em casa e pensar que isso me tocou, pensar que consciência eu tenho quando olho para uma outra mulher, que consciência ou pelo menos entendo um pouco o que é a Lei Maria da Penha”, pontua a Assessora Jurídica.

O objetivo das Rodas de Conversa das Mulheres do CENARAB-PI é discutir a vida coletiva e resgatar as tradições de diferentes abordagens de cuidado, valorizando os saberes populares e promovendo o diálogo entre mulheres candomblecistas, umbandistas, quimbandistas e benzedeiras para a garantia de saúde de qualidade e seus direitos conquistados nas diversas áreas; (Saúde, Educação, Direitos Humanos, Segurança e Geração de Emprego e Renda). “O intuito dessa roda é perceber como a nossa sociedade é machista, inclusive como uma mulher olha para outra mulher, muitas vezes fazemos julgamentos machistas por sua vestimenta, por sua forma de agir, estamos aqui desconstruir esses conceitos”, explana a assessora jurídica.

Os temas para os diálogos são os seguintes: direitos das mulheres, saúde pública, Diretos Humanos, violência contra a mulher, estratégias de empoderamento e ocorrerão durante o mês de Março nos Terreiros do Município de Teresina.

Acesse no site de origem: Coordenadoria da Mulher participa de Roda de Conversa com Mulheres de Terreiro (Capital Teresina – 22/03/2016)